Palestra da Accenture na NRF 2024 ressalta a relevância do varejo focado em serviços, valor agregado e senso de comunidade
O recado da Accenture é claro: “as lojas físicas ainda são muito importantes”. A maior empresa em consultoria de tecnologia do mundo foi uma das palestrantes no primeiro dia da NRF 2024. A reportagem da MERCADO&CONSUMO está em Nova York e faz uma cobertura especial do evento.
As palestrantes Cassidy Beadle e Gabriella Fox, respectivamente, diretora e líder de Inovação para Clientes do Varejo da Accenture, fizeram um tour virtual com os participantes por algumas das lojas físicas que mais se destacam na Big Apple. Segundo as executivas, 85% das vendas são concluídas no varejo físico.
Mas não se trata mais das lojas de antigamente. O produto e o preço já não são as únicas estratégias para atrair o cliente. Como afirma Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, que acompanhou a apresentação, “a loja que tem que conectar com o coração das pessoas”.
Para alcançarem esse resultado, é preciso pensar na experiência do consumidor, agregar serviços, gerar valor e criar um senso de comunidade. Dois desses exemplos são as lojas da Petco, especializada em pets, e a Crate & Barrel, focada móveis e decoração para casa. A M&C também visitou esses locais, acompanhando a delegação da Gouvêa Experience, no tour de aquecimento que antecedeu o início da maior feira do varejo no mundo.
Cassidy e Gabriella apresentaram as unidades que são referência na construção da jornada do cliente e apresentaram insights sobre o que os consumidores procuram e esperam das lojas.
O que é a NRF?
A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.
Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A MERCADO&CONSUMO faz uma cobertura especial do evento e embarca com a delegação da Gouvêa Experience.
Como parte da programação, os executivos contam com dois dias de study tour, reuniões exclusivas, jantares e acesso ao Retail Executive Summit (RES), evento organizado pela Gouvêa Experience, em Nova York, que contará com palestras exclusivas. A principal atração do RES 2024 será Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empreendedor de varejo nos segmentos de moda, cervejaria, táxi aéreo e cinematográfico.