top of page
Panorama Farmacêutico

Abertura de farmácias no país ganha impulso em 2024

Atualizado: 7 de nov.


Estudo da IQVIA revela que a abertura de farmácias está no topo entre as principais alavancas de crescimento do setor nos primeiros oito meses do ano. O total de estabelecimentos que iniciaram operações no período foi de 15.918. Deste volume de novos PDVs, 10.084 (63,3%) são lojas independentes.


As representantes do associativismo que integram a Febrafar inauguraram o segundo maior número de novas lojas, contabilizando 2.245 PDVs (14,1%). Na sequência figuram o grande varejo farmacêutico nacional, vinculado à Abrafarma (1.594), as demais associações e franquias (1.151), além das pequenas e médias redes (834). Com esse avanço, chegou a 93.174 o contingente de farmácias em funcionamento no país.


Quando a análise abrange os últimos cinco anos, considerando o intervalo de janeiro e agosto, constata-se um equilíbrio no ritmo de aberturas por nicho do varejo farmacêutico. Mas as independentes ainda perfazem 55,1% das unidades.


YTD AGO 20

YTD AGO 21

YTD AGO 22

YTD AGO 23

YTD AGO 24

Brasil

80.573

85.511

90.195

92.205

93.174

Abrafarma

10,30%

10,30%

10,50%

11%

11,50%

Pequenas e médias redes

6,20%

5,80%

5,60%

5,40%

5,20%

Febrafar

15% (12.109)

15,40%

15,90%

16,70%

17,70% (16.475)

Demais associações/franquias

9,4% (7.541)

9,70%

9,90%

10,30%

10,50% (9.824)

Independentes

59,1% (47.617)

58,90%

58,20%

56,60% (93)

55,10% (51.299)

Fonte: IQVIA


Abertura de farmácias em bom ritmo, mas…


A abertura de farmácias demonstra o apetite de gestores e empreendedores pela expansão no setor. Mas o volume de estabelecimentos que fecharam as portas no Brasil segue intenso. E justamente são as independentes as maiores vítimas dessas estatísticas.


O estudo considera estabelecimentos que deixaram de funcionar no período ou simplesmente não apresentaram faturamento nos últimos três meses. De 7.938 farmácias que padeceram, 6.934 (87,4%) são independentes. Embora seja o segmento com maior número de inaugurações, também é o que mais descontinua as atividades.


Novas

Maduras

Fechadas

Brasil

15.918

77.070

7.938

Abrafarma

1.594

9.162

182

Pequenas e médias redes

834

9.986

440

Febrafar

2.245

14.230

101

Demais associações/franquias

1.151

8.673

229

Independentes

10.084

41.215

6.934

Fonte: IQVIA


Para Paulo Gomes, vice-presidente de relacionamento com o mercado da Retail Farma Brasil, a probabilidade de sobrevivência está muito mais relacionada à inteligência de negócio do que ao porte da empresa em si. “O conhecimento que era passado de pai para filho, perpetuando as atividades empresariais de uma família, já não é suficiente no contexto atual”, alerta.


O consultor traça um paralelo interessante entre o varejo farmacêutico e a chamada era do gelo. “Neandertais eram menos colaborativos e permaneciam fechados em si, enquanto os homo sapiens criaram redes de colaboração de vários quilômetros de distância e se adaptaram”, conta.


“É o que acontece no setor no momento em que grupos associativistas e grandes redes atuam com base em plataformas de CRM e estudos sobre insights dos shoppers em parceria com a indústria. Já o pequeno varejista insiste em pensar somente na formação de planogramas”, acrescenta.


Por: Ana Claudia Nagao

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page