Estudo da IQVIA revela que a abertura de farmácias está no topo entre as principais alavancas de crescimento do setor nos primeiros oito meses do ano. O total de estabelecimentos que iniciaram operações no período foi de 15.918. Deste volume de novos PDVs, 10.084 (63,3%) são lojas independentes.
As representantes do associativismo que integram a Febrafar inauguraram o segundo maior número de novas lojas, contabilizando 2.245 PDVs (14,1%). Na sequência figuram o grande varejo farmacêutico nacional, vinculado à Abrafarma (1.594), as demais associações e franquias (1.151), além das pequenas e médias redes (834). Com esse avanço, chegou a 93.174 o contingente de farmácias em funcionamento no país.
Quando a análise abrange os últimos cinco anos, considerando o intervalo de janeiro e agosto, constata-se um equilíbrio no ritmo de aberturas por nicho do varejo farmacêutico. Mas as independentes ainda perfazem 55,1% das unidades.
YTD AGO 20 | YTD AGO 21 | YTD AGO 22 | YTD AGO 23 | YTD AGO 24 | |
Brasil | 80.573 | 85.511 | 90.195 | 92.205 | 93.174 |
Abrafarma | 10,30% | 10,30% | 10,50% | 11% | 11,50% |
Pequenas e médias redes | 6,20% | 5,80% | 5,60% | 5,40% | 5,20% |
Febrafar | 15% (12.109) | 15,40% | 15,90% | 16,70% | 17,70% (16.475) |
Demais associações/franquias | 9,4% (7.541) | 9,70% | 9,90% | 10,30% | 10,50% (9.824) |
Independentes | 59,1% (47.617) | 58,90% | 58,20% | 56,60% (93) | 55,10% (51.299) |
Fonte: IQVIA
Abertura de farmácias em bom ritmo, mas…
A abertura de farmácias demonstra o apetite de gestores e empreendedores pela expansão no setor. Mas o volume de estabelecimentos que fecharam as portas no Brasil segue intenso. E justamente são as independentes as maiores vítimas dessas estatísticas.
O estudo considera estabelecimentos que deixaram de funcionar no período ou simplesmente não apresentaram faturamento nos últimos três meses. De 7.938 farmácias que padeceram, 6.934 (87,4%) são independentes. Embora seja o segmento com maior número de inaugurações, também é o que mais descontinua as atividades.
Novas | Maduras | Fechadas | |
Brasil | 15.918 | 77.070 | 7.938 |
Abrafarma | 1.594 | 9.162 | 182 |
Pequenas e médias redes | 834 | 9.986 | 440 |
Febrafar | 2.245 | 14.230 | 101 |
Demais associações/franquias | 1.151 | 8.673 | 229 |
Independentes | 10.084 | 41.215 | 6.934 |
Fonte: IQVIA
Para Paulo Gomes, vice-presidente de relacionamento com o mercado da Retail Farma Brasil, a probabilidade de sobrevivência está muito mais relacionada à inteligência de negócio do que ao porte da empresa em si. “O conhecimento que era passado de pai para filho, perpetuando as atividades empresariais de uma família, já não é suficiente no contexto atual”, alerta.
O consultor traça um paralelo interessante entre o varejo farmacêutico e a chamada era do gelo. “Neandertais eram menos colaborativos e permaneciam fechados em si, enquanto os homo sapiens criaram redes de colaboração de vários quilômetros de distância e se adaptaram”, conta.
“É o que acontece no setor no momento em que grupos associativistas e grandes redes atuam com base em plataformas de CRM e estudos sobre insights dos shoppers em parceria com a indústria. Já o pequeno varejista insiste em pensar somente na formação de planogramas”, acrescenta.
Por: Ana Claudia Nagao