top of page
SA Varejo

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas


Os atacarejos de cinco das maiores empresas do varejo alimentar do País continuam puxando a expansão no setor. As lojas de cash & carry do Carrefour, Assaí, Grupo Mateus e Cencosud Brasil cresceram, na média, 3,7 vezes mais com abertura de lojas entre janeiro e setembro/2024 do que com as lojas em funcionamento há mais de 12 meses – as chamadas mesmas lojas.


Na análise de todas as operações dessas varejistas, o crescimento total no período foi 1,75 vez superior ao avanço nas unidades já existentes há mais de um ano. O dado é do 4º Relatório Varejo Alimentar em Contexto, que traz os principais indicadores de desempenho do mercado trimestralmente (baixe aqui a edição mais recente do estudo, que é gratuito).


Para se ter uma ideia, juntas essas cinco empresas registraram no formato de atacarejo um aumento médio no faturamento de 12,2% considerando todas as lojas, contra a média de 3,3% em mesmas lojas.


O Relatório também traz outras conclusões. Uma delas, conforme antecipado no estudo anterior, é que o lucro líquido segue um desafio neste ano. Na média, essas cinco empresas tiveram um prejuízo de -1% no indicador nos nove primeiros meses do ano.


O Varejo Alimentar em Contexto traz ainda outros indicadores de performances (individuais e conjuntos) dessas cinco empresas, como margem bruta, despesas com vendas/gerais/administrativas, margem Ebitda, faturamento do atacarejo e da operação de varejo e crescimento total e em mesmas lojas de cada um.


Por: Alessandra Morita

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page