A Vibra, distribuidora de combustíveis, anuncia a expansão da rede BR Mania - as lojas de conveniência dos Postos Petrobras - com a inauguração de operações supercompactas e uma unidade premium neste mês. A novidade visa atender diferentes perfis de consumidores, além de oferecer novas oportunidades para os franqueados. Quatro lojas BR Mania no formato supercompacto abrem em Recife (PE), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e Goiânia (GO), ampliando a estratégia de expansão iniciada em dezembro, com a inauguração de duas unidades do mesmo formato em Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). No interior de São Paulo, uma loja própria foi aberta em dezembro, e outra está prevista para a segunda quinzena de janeiro. Além disso, está programada a inauguração de uma operação premium ainda em janeiro, em São Paulo. Atualmente, a BR Mania tem mais de 1.300 lojas espalhadas pelo país, com a projeção de dobrar esse número até 2030.
Formatos
As lojas supercompactas têm até 30 m² e utilizam construções pré-fabricadas ou contêineres reaproveitados que são instalados em sete dias. Esse formato prioriza categorias de alta demanda, como bebidas alcoólicas e não alcoólicas, snacks, bomboniere e food service. O modelo permite operação com um funcionário ou em autoatendimento. Já o formato premium tem área superior a 100 m², unindo modernidade, conforto e uma curadoria exclusiva de produtos. As unidades têm recursos de autoatendimento, self-checkout e telas de LED, além de cardápio com opções como sanduíches de focaccia e baguete, omeletes e crepiocas. Também há produtos para churrasco, espaço de vinhos e padaria com pães frescos e confeitaria.
Rede Própria
Até o fim de 2025, a BR Mania prevê a inauguração de mais 15 lojas próprias nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Ao longo dos próximos três anos, a expectativa é alcançar entre 30 e 50 estabelecimentos desse modelo. “A BR Mania tem investido na ampliação do número de lojas próprias, que atuam como um verdadeiro espaço de experimentação para nossa operação. Nessas unidades, estamos testando novos produtos, interagindo diretamente com os consumidores e vivenciando a experiência sob a perspectiva de nossos franqueados”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra. Segundo a executiva, as primeiras operações apresentam resultados positivos, incluindo uma qualificação significativa em vendas. “Os clientes têm adquirido um número maior de itens por cupom, e nosso segmento de alimentação (food service) já se destaca, superando categorias tradicionais de conveniência, como bebidas e tabaco.”