Em 2024, o investimento na abertura de unidades será de R$ 2 milhões. Até o final do ano, a estimativa é inaugurar loja em Pouso Alegre, no Sul de Minas
O Grupo Vino!, rede de franquias de wine bars do Brasil, está em plena expansão em Minas Gerais. Somente em 2024, serão R$ 2 milhões investidos na abertura de duas unidades, uma inaugurada em Belo Horizonte e a segunda prevista para até o final do ano em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. Com o aumento das unidades, que somarão sete até o final do ano, a expectativa é que o Estado responda por 18% do faturamento do grupo.
Conforme o sócio-fundador, Raphael Zanette, as expectativas de expansão da rede de franquias em Minas Gerais são positivas. Um dos fatores que estimulam o crescimento do número de unidades é a sintonia entre os hábitos mineiros e a proposta da franquia cujo objetivo é democratizar o universo dos vinhos em solo brasileiro.
“Estamos supersatisfeitos com os números de Minas Gerais. Sabíamos que seria um estado relevante dentro da nossa atuação pela capacidade econômica, pelo tamanho de Belo Horizonte, onde temos o maior número de lojas no Estado. Minas Gerais tem uma sintonia boa com o que somos. Deixamos claro que nós não somos restaurante, somos um bar, um boteco de vinho e a ideia é que a pessoa pense e consuma o vinho de forma descompromissada, a qualquer momento. A ideia é trazer o vinho para o dia a dia”.
Vino! em expansão
Em 2024, o investimento na abertura de unidades será de R$ 2 milhões. Além da recém-loja inaugurada em Belo Horizonte, até o final do ano, a estimativa é inaugurar uma Vino! em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. A unidade está em fase de execução de obras.
Em 2025, a Vino! chegará em Uberaba, na região do Triângulo. Conforme Zanette, o contrato já foi assinado e, no momento, o processo é de busca de ponto e definição da melhor localização.
“Hoje, Minas Gerais representa cerca de 12% do faturamento do grupo, mas com as novas unidades, até o final do ano, acredito que a participação chegará a 18% do total da rede, evidenciando a importância para o crescimento do Grupo Vino!”, disse Zanette.
O Grupo Vino! trabalha com dois tipos de franquias. Um deles é o formato pocket, mais compacto, que não inclui a venda de alimentos. O segundo é o modelo padrão, conhecido como “full“, que possui uma cozinha completa. O investimento necessário começa em R$ 350 mil.
O faturamento médio de uma franquia do Grupo Vino!, em Minas Gerais, gira em torno de R$ 80 mil a R$ 100 mil por mês, sendo, assim, uma oportunidade interessante de negócio no setor de wine bars.
No Brasil, o Grupo Vino! conta com 54 unidades e, até o final de 2024, devem ser inauguradas entre 20 e 22 unidades. Além de três lojas em Belo Horizonte, a franquia também já chegou a Nova Lima, Uberlândia e Passos.
Impostos
O número de lojas, em Minas Gerais, poderia ser ainda mais. Segundo Zanette, um dos grandes desafios enfrentados para a abertura das unidades são os impostos estaduais incidentes sobre o vinho.
“Estamos satisfeitos com os resultados de Minas Gerais, acreditamos no potencial, mas, poderia ser melhor. No Estado, a tributação sobre o vinho é uma das mais altas do Brasil. Isso é uma dificuldade grande porque queremos vinhos de todas as faixas de preços. Priorizamos sempre os pequenos produtores, que, pela escala menor, têm custo na origem mais alto, então é uma batalha”.
Por: Michelle Valverde