top of page

Da montagem de caixas de madeira à construção de um dos maiores grupos empresariais do Brasil

Neco Argenta via Linkedin

Minha entrada no mundo dos negócios iniciou cedo. Aos 11 anos, comecei a empreender montando caixas de madeira para o armazenamento de uva que era feito pelos agricultores de Flores da Cunha. Percebi a necessidade dos produtores e vi ali uma oportunidade. Então, pedi o porão da casa do meu irmão emprestado, contratei amigos para me ajudar na montagem das caixinhas (o lote era para uma safra) e iniciei minha primeira jornada como líder e empreendedor. Esse momento foi crucial, pois aprendi os valores que me guiaram ao longo da minha caminhada no mundo dos negócios.


Aos 12 anos, ainda estudando pela manhã, comecei a trabalhar no período da tarde como auxiliar de entregas em uma loja de móveis e eletrodomésticos. Aos 15, passei a estudar à noite e, durante o dia, trabalhava nas Lojas Colombo, também auxiliando nas entregas. Com 18 anos, recebi um convite para trabalhar como office boy na maior empresa de Flores da Cunha, a Florense. Seis meses depois, fui promovido a supervisor de vendas, o que ampliou meus horizontes. A experiência na Florense foi uma verdadeira escola. Nos três anos em que trabalhei lá, aprendi sobre mercado, negociações e oportunidades. Mas a vida é feita de ciclos. O falecimento do meu maior exemplo, meu pai — que era barbeiro — me trouxe de volta às raízes, com uma visão ampliada. Tendo sempre presente os ensinamentos que ele me passou sobre a importância do trabalho para a vida, prosperei e assumi novos desafios, abrindo minha própria empresa com apenas 21 anos.


Meu irmão Deunir e eu alugamos uma sala de 12m2, um telefone e começamos um novo negócio: a venda de produtos para vinícolas. Um tempo depois, percebemos uma ótima oportunidade na compra e venda de açúcar. Essa atividade nos levou à nossa primeira virada empresarial, quando resolvemos alugar um posto de gasolina que nos permitia abastecer nossa frota e, com isso, viajar mais cedo nas segundas-feiras, sem precisarmos esperar os postos abrirem.


Hoje em dia parece surreal, mas naquela época, os postos funcionavam de segunda a sábado até às 20h. Claro que, já que estávamos com o posto alugado, começamos a atender as pessoas também aos finais de semana. Essa oportunidade transformou-se na base para o que, hoje, são 187 postos de combustíveis e lojas de conveniência espalhados pelos três estados do sul do Brasil e por São Paulo.


Cada passo dessa jornada foi guiado pela crença inabalável na possibilidade de crescimento e na importância de estar sempre atento às oportunidades. Ser empreendedor, para mim, não se trata de um título, mas de uma prática constante, uma busca por melhorar, inovar e também inspirar aqueles ao meu redor.


Este caminho não foi fácil. Houve erros, aprendizados e muitos momentos em que precisamos ser resilientes. Durante essa caminhada, aprendi uma lição que levo comigo e desejo compartilhar com vocês: o sucesso empresarial é construído dia após dia, com determinação, visão e um incansável desejo de superação.


Hoje, a Argenta conta com nove empresas: SIM Rede de Postos, SIM Distribuidora, Querodiesel, SIM Lubrificantes, SIM Aviação, Vital, Charrua, Vinícola Luiz Argenta e A27. Somos um ecossistema com múltiplas soluções e, em todas as empresas, focamos na excelência do atendimento porque o que mais valorizamos é a experiência dos nossos clientes e o bem-estar das nossas pessoas.


Espero, de coração, que a minha história inspire cada um de vocês a buscar seus sonhos, não importa quão distantes eles pareçam estar.


Um abraço,


Neco Argenta


Por: Neco Argenta - Presidente na Argenta (antiga Empresas SIM)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page