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Panorama Farmacêutico

Expansão da MasterFarma mira 100% dos estados


Com mais de 1 mil PDVs, o processo de expansão da MasterFarma contempla agora a entrada de 100 associados em São Paulo e 60 na Bahia. A expectativa é gerar R$ 173,6 milhões em negócios em ambas as regiões. A decisão faz parte do Projeto Crescer, plano estratégico que prevê a presença da rede em todas as unidades da Federação até 2027.


Atualmente, a rede já está presente no Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.


A ampliação da capilaridade nos dois estados-alvo estava projetada para 2025. Porém, foi antecipada para este ano por uma demanda de mercado. “As farmácias estabelecidas em São Paulo e na Bahia demonstraram profundo interesse em contar com as soluções exclusivas que a MasterFarma disponibiliza aos associados”, explica o diretor comercial Eduardo Grasso.


Segundo o executivo, a análise de mercado realizada pela rede mostrou que farmácias paulistas e baianas estão mais suscetíveis à concorrência neste momento e buscam parcerias que ofereçam soluções capazes de deixá-las mais competitivas. “Também ficou claro que muitas farmácias carecem de suporte em gestão, precificação e trabalho com categorias”, argumenta.


Expansão da MasterFarma visa não perder o timing


Como parte da rota de expansão da MasterFarma, a diretoria redirecionou investimentos para o setor comercial, alinhou as ferramentas para a realidade dessas regiões e, por fim, fechou parcerias com distribuidoras regionais e nacionais. “Vimos que não poderíamos perder o timing, mesmo sabendo do grande desafio que isso representa”, destaca.


Para Adalberto Venancio, coordenador de operações na Bahia, o grande diferencial é que as soluções que a MasterFarma entrega a seus associados estão alinhadas às dores que o mercado local está sentindo. “A rede, mais uma vez, provou que assegura um direcionamento dinâmico, pois somente criando esse ambiente poderíamos ter sucesso na inclusão de novos associados”, afirma Celso Adair Rocha, coordenador em São Paulo.


Grasso acrescenta que ambos os estados demandam um tempo razoavelmente longo para a prospecção, estruturação e amadurecimento das parcerias, em função da abrangência territorial. “Entretanto, são vizinhos de outros estados muito promissores, o que tende a acelerar nossa estratégia de crescimento”, indica o executivo.


Festa de Prêmios ajuda na difusão da marca


Uma das estratégias para ajudar na difusão da marca MasterFarma é a campanha Festa de Prêmios, realizada de maio a setembro de 2024 e cujo sorteio ocorreu no dia 31 de outubro em Criciúma (SC). A promoção, que movimentou mais de R$ 150 milhões, envolveu 10 motos e um carro zero quilômetro, totalizando quase R$ 200 mil em prêmios, com a adesão de mais de 3 milhões de participantes.


Mais de 900 lojas das bandeiras MasterFarma e SuperPopular participaram da campanha. “É uma das maiores promoções do varejo farmacêutico, pelo alcance conquistado. Para o associado, a estratégia de fidelizar o cliente com uma promoção desse nível incrementa as vendas de não medicamentos e eleva o tíquete médio das farmácias, favorecendo a venda acessória. Isso sem onerar a farmácia, pois os prêmios são custeados pela própria rede”, ressalta Hênio Grasso Jr., diretor de marketing da rede.


Confira os ganhadores da promoção:


Motos:

Silvio Antonio de Andrade – Pontalina (GO)

Maria Regina Braum Ribeiro – Chupinguaia (RO)

Rosani Rohde – Blumenau (SC)

Ana Paula Lima de Moraes – Brusque (SC)

Rubens Sergio Pamplona – Balneário Piçarras (SC)

Luciano César – Carlópolis (PR)

Patrícia Batista de Oliveira Cafaccio – Ângulo (PR)

Laís Therzaa Moreira – Salto do Itararé (PR)

Fátima de Oliveira – Bonito (MS)

Alziro Rutizi Nicoli – Sinop (MT)


Carro:

Rosângela Alves Becker – Tubarão (SC)


Por: Ana Claudia Nagao

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