Rede de farmácias contará com R$ 160 milhões para aumentar capilaridade
Com o objetivo de se tornar uma one stop shop, o plano de expansão da Panvel prevê colocar 60 novos PDVs nas linhas da rede de farmácias. Apesar do objetivo de ampliar sua capilaridade, a Região Sul seguirá sendo a mais estratégica para a varejista. As informações são do Inteligência Financeira e do Times Brasil.
A previsão de aberturas, compartilhada pelo diretor executivo financeiro, Antônio Napp, segue a projeção feita para 2024. Para concretizar o projeto, a companhia destinará R$ 160 milhões.
O montante em questão será dividido em três blocos: o primeiro destinado à expansão física (R$ 90 milhões), o segundo para tecnologias (como Inteligência artificial) e o terceiro para melhorar a operação logística da empresa.
Expansão da Panvel é sinal de melhora após enchentes
A retomada no ritmo de expansão da Panvel mostra a resiliência da rede de farmácias. Fundada no Rio Grande do Sul, a varejista foi gravemente afetada pelas enchentes que assolaram boa parte do estado, mas retomou seu ritmo de crescimento.
No terceiro trimestre, a companhia reportou um lucro líquido de R$ 37 milhões, o que representa uma alta de 37% no período. Em paralelo, a empresa chegou ao 18º trimestre consecutivo com ganho de mercado na Região Sul do país.
Apesar dos ventos terem mudado, as ações da Panvel acumulam uma queda na casa de 26% no ano. Em junho, o Itaú BBA manteve a recomendação de compra, mas a instituição financeira reduziu o preço-alvo do papel de R$ 17 para R$ 13.
O endividamento, fruto da antecipação de estoque, somou R$ 284,4 milhões no último trimestre, um avanço de 64% em comparação com o mesmo período de 2023.
Foco fica no Sul, mas São Paulo ainda está na mira
Segundo Napp, a maioria dos novos PDVs planejados pela Panvel ficarão na Região Sul. Mas, ainda assim, cerca de 10% das novas lojas da rede de farmácias estará em São Paulo. Apesar da fatia parecer pequena, significaria um aumento de 50% na presença da varejista na cidade, uma vez que, atualmente, são 12 lojas em operação.
“Conquistamos 1% de market share em São Paulo no último trimestre. Parece pouco, mas quando comparamos com concorrentes grandes é expressivo”, explica. No longo prazo, a varejista planeja desbravar mais o estado, visando a abertura de unidades também no interior paulista.
Panvel premium
Novidade no plano de expansão da Panvel, a rede de farmácias inaugurará um modelo premium em suas lojas. Segundo Napp, essas unidades devem contar com um “design bem diferente”.
A ideia é usar esses PDVs como um piloto para futuras implementações na companhia. “É para não queimar caixa de uma vez só. Testamos e, depois, multiplicamos e replicamos novidades que deram certo”, afirma.
Conceito one stop shop
De olho no envelhecimento da população, a Panvel deseja concentrar, em um só lugar, diferentes serviços de saúde. “A população está envelhecendo e nós queremos ser o ponto que o cliente pode buscar. Estamos nos preparando para ser o ponto de contato do paciente em seu primeiro atendimento”, afirma Napp.
Por: Cesar Ferro