top of page

Grupo Casino acelera transição para o varejo de proximidade

Mercado e Consumo

Varejista francesa reduziu sua presença em grandes hipermercados e supermercados e focou em preços


O Grupo Casino está reorientando suas operações para o varejo de proximidade, ao reduzir sua presença em grandes hipermercados e supermercados, e focar em preços mais atraentes e competitivos.


A iniciativa faz parte do lançamento do plano estratégico Renouveau 2028, que inclui a reformulação da plataforma da marca Cdiscount, a introdução do novo conceito Oxygène nas lojas Franprix e atualização do site de moda e decoração da Monoprix.


Os planos foram anunciados na apresentação de resultados do Grupo Casino, que registrou um prejuízo líquido de 295 milhões de euros em 2024. As vendas líquidas totalizaram 8,474 bilhões de euros, com queda de 5,4% ante o anterior.


“A racionalização da nossa rede de lojas e a escolha mais seletiva dos franqueados atuais e futuros terão um impacto significativo na melhoria da nossa rentabilidade. Lançamos projetos que têm grande potencial para o futuro, como os novos conceitos Franprix e Naturalia e o novo design da plataforma da marca Cdiscount, além de investir em cortes de preços direcionados para atender às expectativas de nossos franqueados e consumidores”, afirma Philippe Palazzi, CEO do Grupo Casino, em comunicado ao mercado.


Palazzi destacou ainda que a parceria com Intermarché e Auchan, por meio da Aura Retail, representa “um marco estratégico para aumentar nossa competitividade e nossa capacidade de compra com grandes grupos da indústria alimentícia”.


Medidas para fortalecer o varejo de proximidade

  • Venda de hipermercados e supermercados: 366 lojas foram alienadas para focar em formatos menores.

  • Fechamento de lojas deficitárias: 768 estabelecimentos encerraram atividades.

  • Expansão via franquias: abertura de 266 novas lojas e conversão de 95 unidades próprias em franquias ou arrendamentos.

  • Parcerias estratégicas: aliança com Intermarché e Auchan via Aura Retail para ampliar poder de compra e competitividade.


Segundo a nova gestão do Casino, a otimização da rede de lojas e a seleção mais criteriosa de franqueados serão essenciais para aumentar a rentabilidade. “Nosso plano Renouveau 2028 nos permitirá construir um novo Casino, mais ágil e focado em suas marcas de proximidade”, afirmou a empresa.


Redução de preços e novos programas de fidelidade


Para reforçar a competitividade, o Grupo implementou cortes de preços e novos benefícios:

  • Monoprix: expansão da linha Access (100 produtos essenciais a preços reduzidos) e reformulação do programa de fidelidade M’.

  • Franprix: redução de preços em 145 produtos em junho e cortes adicionais em setembro.

  • Spar, Vival e Casino: Promoções nos itens mais vendidos e lançamento do programa “Coup de pouce”, que concede 10% de desconto na quinta compra do mês.


Expansão e otimização da rede de lojas


O Casino fechou 768 lojas não lucrativas e abriu 266 novas unidades, priorizando o modelo de franquia:

  • Monoprix: 37 fechamentos e 33 inaugurações.

  • Naturalia: 11 fechamentos e uma inauguração.

  • Franprix: 207 fechamentos e 39 inaugurações.

  • Casino: 513 fechamentos, 193 inaugurações e 92 conversões para franquia.


Ao fim de 2024, lojas operadas por franqueados ou sob arrendamento comercial representavam 85% da rede, reforçando a estratégia de descentralização.


Metas do Renouveau 2028

  • GMV estimado: €15 bilhões em 2028.

  • Receita líquida: Crescimento médio anual de 0,8%.

  • Corte de custos: Economia de €600 milhões entre 2025 e 2028.

  • Ebitda ajustado: €500 milhões em 2028.

  • Investimentos: €1,2 bilhão entre 2025 e 2028.

  • Fluxo de caixa livre: Equilíbrio esperado para 2026.


Por: Larissa Féria

Posts recentes

Ver tudo
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page