As vendas globais no conceito mesmas lojas cresceram 10% na comparação anual
A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 1,14 bilhão, ou US$ 0,99 por ação, no terceiro trimestre de seu ano fiscal 2023, encerrado em 2 de julho, informou a companhia, nesta terça-feira (1), depois do fechamento do mercado. O resultado representa aumento de 25,1% ante igual período do ano fiscal anterior, quando a companhia lucrou US$ 912,9 milhões, ou US$ 0,79 por ação.
Em termos ajustados, o lucro por ação aumentou 19% de US$ 0,84 para US$ 1,00. A receita líquida cresceu 12,5% na mesma comparação, para US$ 9,17 bilhões. Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,95 por ação e receita de US$ 9,3 bilhões.
As vendas globais no conceito mesmas lojas cresceram 10% na comparação anual, refletindo um aumento de 4% no tíquete médio e de 5% no número de transações. As vendas mesmas lojas aumentaram 7% nos Estados Unidos e 24% no segmento internacional. Na China, essas vendas aumentaram 46%.
No terceiro trimestre fiscal, foram abertas 588 lojas, já descontados os fechamentos. Ao fim do período, a Starbucks tinha 37.222 lojas globalmente, sendo 51% próprias e 49%, licenciadas. EUA e China eram responsáveis por 61% do portfólio da companhia, com 16.144 e 6.480 lojas, respectivamente.
Primeira loja na Bahia
Em rota de expansão, a Starbucks vai abrir sua primeira loja no Nordeste, em Salvador, localizada no Shopping da Bahia. Uma segunda loja em Salvador, no Shopping Barra, está prevista para ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2023. Ainda neste ano, a marca planeja chegar aos Estados de Pernambuco, em Recife, e Ceará, em Fortaleza.
“Estamos muito entusiasmados com a abertura da primeira loja da Starbucks na Bahia, um estado tão rico culturalmente e uma importante região fornecedora de café para a Starbucks”, afirma Claudia Malaguerra, diretora-geral da Starbucks no Brasil.