top of page

MasterFarma chega a 1 mil farmácias associativistas


A força das farmácias associativistas voltou a ganhar evidência durante a primeira imersão promovida pela MasterFarma em São Paulo (SP). Mais de 800 executivos ocuparam as dependências do Holiday Inn Parque Anhembi nos dias 16 e 17 de novembro.


Em comum, todos estavam de olho no acelerado processo de expansão da rede, que iniciou a contagem regressiva para somar 1 mil lojas afiliadas ainda este ano. Atualmente com mais de 980 PDVs e com 25 anos recém-completados, a empresa de origem catarinense já mantém operações em 11 unidades da Federação.


Solidificada nas regiões Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), a MasterFarma fincou bandeira no Norte do país em 2023 e passou a marcar presença em mais quatro estados – Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Com essa estratégia, assumiu de vez sua ambição de se tornar uma varejista nacional.


“Temos uma meta clara de ser a primeira ou a segunda maior rede do associativismo nos estados onde atuamos”, declara Marcelo Grasso, um dos sócios-fundadores da rede. Esse objetivo já foi alcançado em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde é líder em número de lojas nesse formato. Em Goiás, Mato Grosso e Rondônia, figura na vice-liderança.


Farmácias associativistas movimentam R$ 1,3 bi


Os planos de crescimento da rede de farmácias associativistas estão alicerçados pelo Projeto Crescer e sustentam o recorde de R$ 1,3 bilhão em volume de compras neste ano.


Cenário bem diferente do de agosto de 1998, quando o trio de irmãos Marcelo, Henio e Eduardo Grasso começou a trilhar o caminho do associativismo com apenas 15 lojas no sul de Santa Catarina. Mas a filosofia traçada desde o início dessa trajetória revelou-se certeira e pavimentou o avanço rápido das operações.


“Não temos como premissa agregar farmácias em difícil situação financeira e administrativa. Nosso foco sempre foi atrair empreendedores de pequeno e médio porte bem constituídos em suas regiões, mas que almejam acesso a negociações mais vantajosas com fornecedores e a ferramentas tecnológicas para aprimorar o conhecimento sobre seus clientes”, reforça Marcelo Grasso.


É o caso de Alexandre Barbosa Tonin, dono da Farmácias Indaial. Após concluir graduação de farmácia no Paraná, ele fez as malas rumo a Blumenau (SC) em busca de novos horizontes na carreira. Em 2012, decidiu encampar um projeto próprio com a esposa, também farmacêutica. Hoje administra 11 PDVs em cinco cidades catarinenses.


“Fazer parte da MasterFarma garante condições mais competitivas e informações relevantes que mapeiam o dia a dia da nossa operação. Conseguimos corrigir rotas mais rapidamente e entender com muito mais facilidade o comportamento do consumidor”, avalia.


Flávio Volpato Philippi, da Farmácia Santa Isabel, também exalta a parceria com a rede, mantida desde 2001. “Essa aliança nos deu subsídios para dar mais musculatura ao negócio e apostar em um modelo de megalojas, a exemplo do que fizemos em Gaspar (SC), por meio de uma unidade de 300 metros quadrados”, comenta.


Imersão tem apoio massivo da indústria e do atacado


A imersão na capital paulista possibilitou à empresa intensificar conexões com a indústria e o atacado farmacêuticos. E a resposta do setor atestou o novo patamar da MasterFarma.


O evento mobilizou 12 patrocinadores (Grupo SantaCruz, Panpharma, GAM, EMS – Sigma Pharma, Hypera Pharma, Neo Química, Medley, Sanofi, EMS Genéricos, Medchap, Cimed e Teuto). Foram ainda dez apoiadores – Althaia, Apsen, EMS Brace Pharma, Germed, Herbarium, Kenvue, Nivea, P&G, Reckitt e Sanofi OTC.


Esse apoio massivo estimulou a criação de uma agenda que uniu orientação técnica e motivação. Enquanto Cláudio Louzada, do Teuto, explanou sobre as qualidades do bom vendedor, Gilda Pinheiro, da GAM Distribuidora, e Denise Guimarães (Hypera Pharma) disseminaram conselhos relevantes sobre gestão por categorias e zoneamento.


O consultor Guga Stocco discutiu as novas tecnologias que ditam o mercado e Léo Loch Satiro, da MasterFarma, abordou o tema Inovações e Inteligência. No segundo dia, a abertura da tarde foi realizada pelo Grupo SC (SantaCruz e Panpharma), com as presenças de Pedro Vila, Pedro Fittipaldi, José Bento e palestra de Rodrigo Souza, debatendo a relevância dos canais digitais. Já Fábio Alguim (IQVIA) apresentou dados do varejo farmacêutico.


O bom humor ficou a cargo do comediante Diogo Portugal e muitas emoções ficaram reservadas para o Prêmio Fera, destinado aos associados que mais se destacaram no ano (ver relação dos premiados abaixo). A mestre de cerimônias foi a jornalista Laine Valgas, que também ministrou palestra com base na sua especialidade em Neurociências e Psicologia Positiva.


“Sou um fã incondicional do associativismo. É um movimento que soma expressiva quantidade de PDVs e desenvolve métodos avançados de precificação e planograma, sem perder a essência do atendimento personalizado”, valoriza Erik Pitta, gerente de trade marketing da Sanofi, cuja divisão de analgésicos registra evolução anual média de 30% no grupo de farmácias da MasterFarma.


“Sistemas modernos de gestão, cultura organizacional bem definida e muita transparência marcam a atuação da MasterFarma. Inclusive, esses atributos vêm sendo determinantes para puxar outras empresas do setor e dar escala nacional a nossas operações”, exemplifica Ivan Artismo, gerente comercial regional da distribuidora Medchap.


Abertura teve interação com João Adibe


Mas foi a participação de João Adibe o momento que mais simbolizou o nível de alinhamento da MasterFarma com todo o setor. O presidente da Cimed compartilhou histórias de vida e o atual ciclo de expansão da farmacêutica, enaltecendo o poder das farmácias associativistas.


“São vocês, empreendedores incansáveis, que movem nosso crescimento e justificam a presença da Cimed em 98% das drogarias brasileiras”, afirmou o empresário em uma rica e descontraída interação com a plateia.


Digitalização como bola da vez


Ao repercutir os planos de expansão, Marcelo Grasso enfatizou que a estratégia de 2024 será fortalecer a participação nos estados onde já está presente. Para isso, a bola da vez será a digitalização, por meio de mais soluções de TI.


Para o próximo ano, a rede prepara a criação de uma plataforma de e-commerce. A empresa também aposta na implementação de novas ferramentas de TI para alicerçar o trabalho das farmácias.


“O Sistema Master de Gestão (Simage) é um software que faz toda a gestão da loja, em poucas telas de computador. Traz indicadores de compra, venda, estoque, finanças, maior controle na gestão do negócio, e possibilita análises macro e micro”, salienta Marcelo Grasso, diretor administrativo e de negócios.


Juntas, as farmácias associadas transacionaram R$ 450 milhões no ano passado por meio do SIP Master – Sistema Integrado de Pedidos. “Essa plataforma integra os pedidos e não deixa a farmácia perder oportunidades de negócios, melhorando os descontos que ela recebe. Muitos associados passaram de um desconto médio de 18 para 30% na entrada”, observa.


Outra ferramenta é o MasterFarma Precificador. “O MAP faz a precificação inteligente de todos os medicamentos da loja. É automatizado e integrado ao ERP da farmácia, promovendo um preço competitivo e a fidelização dos clientes”, destaca o diretor comercial Eduardo Grasso.


41 VENCEDORES DO PRÊMIO FERA

Categoria Leão de Ouro

Wilian Cesar Reiter

Jonas Luís Boldori

Wener Macedo da Silva


Categoria Embaixador

Kamilla Alves Adorno

Osvaldo M. da Silva Junuir

Schirlei Adriana S. Ciarini

Hebert Luiz M. Guerra

Jessica A. Pazdziora Mandruzato

Ana Carolina Ronchi Grasso

Erasmo Nones

Franciele Daronco

Leonardo Carvalho Santana

Emylli Carmen dos Santos de Campos

Cleudimar Luiz Basilio

Ademir Pereira de Souza


Categoria Homenageado

Joice Skayllabrinne Franco da Silva

Natalino Ferreira Adorno Netto

Jeferson Oliveira

Rosmeri l. Ruviaro

João F. Braga Jr

Patricia Kozerski de Mari

Ademar Foscarinni

Guilherme Araujo de Oliveira

Bruno Bonini

Gustavo V. Moura

Vera Albertina Pavei

Marinei Serafim Inacio Trajano

Michel Justen

Mariana Oliveira Martins

Marlos Tancredo

Marlon Deniz Wuerges

Luciano Eggert Rocha

Rogerio Fraga

Isa Collere

Antonio Santos Carlos

Ana Paula Zimmermann

Gabriel Pinheiro dos Santos

Ricardo Oliveira da Silva

Jean Dyonatan Santana de Sousa

Renato Agueoni

Wothson Luiz Fleck


MASTERFARMA

Fundação: 1998

Volume de compras: R$ 1,3 bilhão

Número de lojas: mais de 980

Capilaridade: presença em 11 estados – Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins


Por: Leandro Luize

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page