Marca, fundada em Três Pontas, no Sul do Estado, projeta sair das 22 unidades atuais e chegar a 100 lojas até o próximo ano
A Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais, fundada em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, está em plena expansão. A marca, que ingressou no sistema de franchising em 2023, projeta sair das 22 unidades atuais e chegar a 100 lojas em 2025. A empresa mantém os investimentos na diversificação do mix de produtos, hoje composto por mais de 200 itens entre cosméticos, linha de produtos para casa e cafés especiais. Por ano, entre 10% e 15% do faturamento são destinados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
Conforme a fundadora e CEO da Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais, Vanessa Vilela, a empresa vem passando por uma expansão significativa e as expectativas são positivas. A empresa é pioneira no uso do café na cosmética e está no mercado há 17 anos.
“Iniciamos com uma linha composta por cinco produtos e hoje são mais de 200 itens que trabalham o café de uma forma nunca vista, de uma forma bem inovadora. Ao longo dos anos, ampliamos o nosso modelo de negócios de forma gradual com a venda multicanal e agora com a expansão forte nas nossas franquias”.
Hoje, a Kapeh conta com 22 operações distribuídas em 10 estados. Em Minas Gerais, são quatro lojas localizadas em Belo Horizonte, Três Pontas, Varginha e Araguari. A expectativa é, em 2025, chegar a 100 unidades.
Modelos de franquia
Assim, a empresa trabalha com três opções de franquias. Uma delas é o modelo quiosque, que demanda aportes de R$ 182,9 mil, com um faturamento médio estimado de R$ 40 mil mensais e lucro em torno de 15% a 25%. Outra opção é o modelo loja compacta/rua, cujo valor necessário para abrir a unidade é de R$ 298,95 mil. Neste caso, o faturamento médio é estimado em R$ 50 mil por mês e prazo de retorno de 24 a 30 meses.
Já o modelo mais completo da Kapeh, Loja Premium/Shopping, requer um aporte inicial de R$ 359,9 mil. O faturamento médio mensal é de cerca de R$ 80 mil, o lucro mensal varia de 10% a 20% e o prazo de retorno vai de 24 a 36 meses.
“A nossa missão da Kapeh é divulgar o café no sentido de agregar valor a esse grão, com um propósito de levar os ricos benefícios desse grão para o Brasil e para o mundo afora. Acreditamos muito no nosso modelo de negócios, porque ele reúne uma cafeteria e uma loja de cosméticos. Há uma sinergia muito grande entre os dois segmentos”.
Modelo da Kapeh que reúne cafeteria e cosméticos favorece equilíbrio
Ainda conforme Vanessa Vilela, ao trabalhar com cafeteria e loja de cosméticos juntas, os negócios são favorecidos. Isso porque um dos desafios da cafeteria é ter um tíquete médio de consumo mais baixo, porém, isso atrai um maior fluxo de pessoas. Esse maior fluxo é importante para a loja de cosméticos, que tem itens de maior valor agregado e garantem maior rentabilidade ao negócio total.
“Unindo as operações, temos uma sinergia do fluxo da cafeteria com o tíquete médio mais alto dos cosméticos. Assim, a gente consegue gerar um maior equilíbrio, por isso, nosso modelo de negócio é tão atrativo”.
Produtos variados
Além da expansão das unidades, há investimentos constantes na diversificação do mix. A empresa conta com uma linha diversificada de cafés especiais, de cosméticos – incluindo linhas feminina, masculina e infantil – e também de produtos para casa.
A linha mais recente é a voltada para casa. A coleção, chamada Ambiente, é composta por difusor, sabonete líquido, spray e vela perfumada, formulados a partir do extrato das flores do café e a outra com o grão verde.
Por: Michelle Valverde
Comments