top of page
Julio Campos (via LinkedIn)

Muito além do CNPJ: quem são os donos do varejo de vizinhança brasileiro


A lição número 1 na vida de um vendedor é conhecer bem seu produto e seu cliente. Trata-se de algo tão fundamental nesta profissão, como é para um engenheiro saber fazer contas e para um jornalista dominar as regras da gramática, por exemplo.


No meu tempo de vendedor raiz, a gente conquistava profundidade nas visitas frequentes, nas conversas com empatia e escuta ativa, na construção de relacionamentos de confiança. Isso tudo segue absolutamente válido hoje em dia. A digitalização, porém, abriu uma gama de novas formas certeiras de entender quem está do outro lado do nosso balcão. Os dados chegam mais facilmente, mas nem por isso deixa de existir a necessidade de um movimento proativo de buscá-los e entendê-los.


No Compra Agora , agimos nessa direção e nos juntamos ao Instituto Locomotiva para encontrar a resposta à pergunta: quem é o empresário de varejo de vizinhança brasileiro? São 500 mil mercados de pequeno porte instalados nas ruas do Brasil. Seus donos são conhecidos no bairro, estão à frente da operação, contribuem com a comunidade local, mas como perfil dentro da sociedade, esta é a primeira vez que um levantamento se debruça sobre eles.


Em mil entrevistas com proprietários (81%) e funcionários (19%) responsáveis pela gestão comercial do varejo de vizinhança alimentar (até 8 caixas físicos) em todas as regiões do País, descobrimos:


Faixa etária


51% estão na faixa etária entre 30 e 45 anos. Outros 36% têm 46 anos ou mais e 13% têm entre 18 e 29 anos.


Por: Julio Campos, CEO no Compra Agora

Posts recentes

Ver tudo

Qual o futuro do foodservice?

Em um setor tão competitivo como o de foodservice, manter uma marca moderna e disruptiva é essencial para se destacar no mercado. A...

bottom of page