As redes de farmácias continuam com seus projetos de expansão para 2024, inclusive levando suas operações para novas praças. Segundo reportagem do Valor Econômico, o plano inclui também a ampliação dos serviços de saúde, como aplicação de vacinas e exames e procedimentos de baixa complexidade.
O movimento de expansão, que deve ser a tônica do setor neste ano, ocorre em um cenário de resiliência nas vendas se comparado ao restante do varejo. Segundo os dados da Abrafarma, entre janeiro e julho de 2023, o faturamento das associadas cresceu 14,95% em relação ao mesmo período de 2022, para R$ 86,04 bilhões. O número de itens vendidos superou 3 bilhões. O volume de atendimentos farmacêuticos ficou em 1,11 bilhão.
Expansão das grandes redes de farmácias
O resultado também foi positivo para as principais companhias do setor com capital negociado em bolsa. Nos nove primeiros meses do ano passado, a RaiaDrogasil somou receita de R$ 25,05 bilhões, avanço de 18% no comparativo anual. A empresa elevou a projeção de aberturas para 270 unidades em 2024 – a meta anterior era de 260 lojas.
Na estratégia da RD está a expansão em São Paulo e para a região Norte do país, com destaque para a inauguração de dois centros de distribuição no Amazonas e no Pará. A rede pretende ter mais 600 novas unidades entre 2024 e 2025 e quer ampliar os serviços de saúde, cujo carro-chefe é a aplicação de vacinas. Atualmente, 12 unidades da rede contam com um projeto piloto de telemedicina.
Na rede gaúcha Panvel, os investimentos em aberturas de novas lojas estão estimados em R$ 140 milhões. A companhia abriu 60 novas lojas ao ano, em média, nos últimos três anos, patamar a ser mantido em 2024. O foco da Panvel é expandir a operação nos três Estados da região Sul, além de lojas na capital paulista.
Parte dos investimentos previstos para 2024 também será direcionada para a entrega rápida, em até 30 minutos, já em operação em Porto Alegre (RS). As próximas cidades a receber o modelo serão Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Já a d1000 deve abrir 35 lojas neste ano e reformar mais 10, após elevar a projeção de 30 aberturas anuais. Com 227 lojas ao final do terceiro trimestre deste ano, o que representa 15 lojas a mais do que no mesmo período de 2022, a companhia aposta em manter sua participação de mercado nas regiões em que atua e não planeja, a curto prazo, expandir as operações para outras unidades da federação.
A Nissei prevê a abertura de 30 lojas ao longo deste ano, de acordo com comunicado divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em dezembro. No último ano a companhia somou mais de 60 novas unidades ao portfólio. A rede paranaense conta com 385 lojas, sendo 60 em cidades do interior e litoral de São Paulo, 20 em Santa Catarina e as demais 360 no Paraná.
Assim como a Panvel, a Nissei identificou uma oportunidade de mercado para expandir as operações para além da região Sul e alcançar São Paulo. Cidades como Bauru e Marília foram as primeiras a receber as novas unidades. Além da expansão orgânica, a companhia também finalizou no último ano a aquisição da Poupafarma, que estava em recuperação judicial, e adicionou 40 novas unidades à rede.
Por: Ana Claudia Nagao