Em ritmo acelerado de expansão, hoje, dia 27 de novembro, três varejistas regionais do Sul abriram novas lojas. São eles o Angeloni em Joinville (SC), o Bistek em Florianópolis (SC) e o Condor em Fazenda Rio Grande (PR). Somados, os investimentos nas estruturas se aproximam da casa dos R$ 100 milhões.
Angeloni amplia sua presença
Com 1.462 m² de área de vendas, 12.000 itens, 50 vagas de estacionamento, seis checkouts e quatro self-checkouts, a nova unidade do Angeloni em Joinville tem como objetivo ampliar a presença da marca.
Um dos destaques é a parte aberta, que oferece um espaço voltado para os clientes onde é possível degustar um vinho ou provar especialidades da padaria e da seleção de queijos. Também haverá espaço para consumo na parte interna, além de diversas opções de pratos prontos e novos serviços da padaria, como quiosque de sushis e pedido digital pelo totem com objetivo de agilizar o atendimento.
Atualmente, a empresa possui 36 supermercados, 20 farmácias, nove postos de combustíveis e um centro de distribuição com 50 mil m².
Condor investe R$ 40 milhões em loja
Enquanto isso, a Fazenda Rio Grande, município do Paraná, recebeu sua segunda unidade do Condor. A loja teve um investimento de R$ 40 milhões, e oferece uma área total de 8.500 m², sendo 3.000 m² dedicados à área de vendas.
O estabelecimento também tem 16 checkouts, quatro self-checkouts, climatizadores, telhado com isolamento térmico e capacidade para 3.000 vagas rotativas por dia.
Segundo a empresa, a estrutura foi projetada com base em pesquisas de mercado e nas necessidades específicas da população local. Sendo assim, a comunicação visual é estratégica, voltada para facilitar a navegação dos clientes, com corredores amplos e sinalização clara.
Dentre as seções, o “Espaço Mundo Saudável”, por exemplo, reúne produtos voltados para a saúde e dietas especiais. Já o “Espaço Monte seu Bar” apresenta um sortimento de bebidas, incluindo opções nacionais e importadas, bem como acessórios para coquetéis. Essa seção também se destaca pela comunicação visual, que utiliza pontas de gôndola digitais.
No setor de perfumaria, a proposta se assemelha à dos free shops, com áreas dedicadas ao público masculino e feminino. A nova unidade do Condor ainda conta com as seções tradicionais, como mercearia, hortifrúti, açougue com cortes especiais, frios e embutidos, padaria e confeitaria.
“A expectativa é que a nova loja contribua para o fortalecimento da economia da região. A inauguração é um reflexo do compromisso do Condor em oferecer mais do que um simples ponto de vendas, mas sim um verdadeiro centro de compras que valoriza a qualidade e a experiência do cliente”, conta Pedro Joanir Zonta, presidente da empresa.
Bistek aplica R$ 50 milhões em nova unidade na capital catarinense
Por fim, a Bistek Supermercados abriu hoje uma unidade em Florianópolis, capital de Santa Catarina. A loja recebeu um investimento de R$ 50 milhões e possui cerca de 12.000 m² de área construída, sendo 3.200 m² dedicados à área de vendas.
Dentre as seções os destaques são perfumaria, floricultura e adega, porém o espaço também conta com 17 comércios em anexo, com destaque para praça de alimentação.
Localizada em um dos bairros mais nobres da cidade, a arquitetura do estabelecimento é assinada por Manoel Dória. A fachada leva madeira escura, transparências, elementos grandes e iluminação moderna.
O Bistek já possui outras 22 lojas em Santa Catarina e cinco no Rio Grande do Sul. Ao todo, tem mais de 4,5 mil colaboradores e projeta faturar este ano R$ 2,5 bilhões. A empresa é uma das poucas de SC que não aderiram ao modelo supermercadista de atacarejo.