Pesquisa também revela varejo farmacêutico como um dos principais alvos dessa estratégia
O investimento em retail media na América Latina deve totalizar US$ 2 bilhões (R$ 12 bilhões) em 2024. Quem afirma é a consultoria eMarketer, a partir de estudo organizado pela Newtail.
A empresa de pesquisa de mercado também estima que, até 2028, esse montante chegue a US$ 5 bilhões (R$ 30 bilhões). Em 2023, essa modalidade abocanhou R$ 2,6 bilhões, algo em torno de 8% do total investido em publicidade no país. E o varejo farmacêutico é um dos setores mais pujantes nessa iniciativa.
Companhia analisou investimento em retail media na América Latina
Segundo o estudo, 25% dos investimentos de anunciantes em retail media na América Latina no ano passado foram oriundos de empresas dos setores de perfumaria, cosméticos e saúde, onde se enquadram as farmácias. No caso das agências de publicidade, esse percentual saltou para 44%. Em ambos os recortes, esses segmentos só perdem para a área de alimentos e bebidas.
A pesquisa também aponta que 64% das marcas já trabalham com esse formato de divulgação, assim como 55% dos grandes varejistas e 57% das agências de marketing. Mas isso não quer dizer que os players trabalhem de maneira similar.
Varejo farmacêutico em destaque
Das 11 varejistas que mais receberam investimentos em retail media, quatro pertencem ao varejo farmacêutico. Panvel (29% dos respondentes já fizeram ações com a varejista), Pague Menos (24%) e Grupo DPSP (10%) aparecem pela primeira vez no estudo. A RD Saúde (29%), por sua vez, já figurava no levantamento anterior.
Já quando o assunto são as agências de marketing, a RD Saúde, que antes recebia aportes de 18% dos respondentes, viu esse índice subir para 37%. As estreantes Panvel e Pague Menos também estão, respectivamente com 25% e 19%.
Por: Cesar Ferro