Seis redes de farmácias figuram na lista das 50 maiores empregadoras do varejo brasileiro. É o que aponta um levantamento realizado pela SBVC em parceria com a Cielo. O ranking conta com a presença da RD Saúde, como a terceira varejista que mais contrata pessoas, atrás apenas do Grupo Carrefour e do Assaí, contabilizando mais de 57 mil colaboradores.
A relação de representantes do varejo farmacêutico também contempla o Grupo DPSP (10°), Farmácias Pague Menos (11°), Farmácias São João (15°), Drogaria Araujo (35°) e Panvel (36°). Para Eduardo Terra, presidente da SBVC e responsável pelo estudo, as transformações no modelo de negócios do setor vêm colaborando para o aquecimento no volume de contratações.
"Além da necessidade de contar com colaboradores nas funções de atendimento direto ao cliente nas lojas físicas, a necessidade de novas competências para lidar com a transformação digital e os serviços clínicos fazem das farmácias grandes geradoras de empregos", relata.
Maiores empregadoras do varejo aquecem contratações
O varejo é, tradicionalmente, a porta de entrada de milhões de pessoas no mercado de trabalho. Maior empregador privado do país, segue sendo um local de oportunidades mesmo quando o mercado com um todo não está em momentos tão positivos. No ranking das 50 varejistas que mais contratam, as Farmácias São João estão mais bem posicionadas (19), com um acréscimo de 19% no número de colaboradores. Na sequência vêm a Rede Total (16%), Redepharma (12%), Rede d1000 (11%) e Panvel (11%).
"O colaborador do varejo vem se tornando gradativamente menos um executor de tarefas e mais um agente de satisfação do cliente. O perfil do trabalhador também vem mudando com a digitalização dos negócios. Funções como desenvolvimento de software, ciência de dados e estatística fazem parte do dia a dia do varejo, que tem massa crítica para contar com equipes internas de tecnologia e inovação. Não é só na frente de loja que oportunidades de trabalho aparecem", ressalta Terra.
Por: Ana Claudia Nagao
Commentaires