A SmartFit anunciou a criação de uma nova rede de academias voltada para os atletas e entusiastas do fisiculturismo, os bodybuilders.
Chamada de Nation, a rede terá basicamente aparelhos para musculação. Porém, por ser voltada para a alta performance, tudo será importado e a rede promete equipamentos exclusivos em relação a outras academias do País.
A Nation deve ter mensalidades entre R$ 300 e R$ 400 – comparado ao tíquete médio de R$ 110 da SmartFit.
A exclusividade será um diferencial do projeto: além dos aparelhos mais robustos, os bodybuilders prezam por um treino sem filas ou revezamentos – algo que é rotina nas academias da SmartFit.
“Com a lotação dos eventos voltados para o setor e o crescimento dos influencers, a musculação deixou de ser algo de nicho e vimos que o espaço de alta performance não estava sendo preenchido,” Edgard Corona, o fundador e CEO da SmartFit, disse ao Brazil Journal.
Para alcançar esse público, Corona se associou ao atleta e influenciador Renato Cariani, que tem mais de 8 milhões de seguidores em suas redes sociais. Cariani terá 20% do negócio.
Filho de uma empregada doméstica com um operário industrial, Cariani sofria bullying na escola por ser obeso, o que o motivou a começar a academia.
Aos 23 anos, foi vice-campeão paulista de fisiculturismo, mas acabou deixando o esporte de lado para atuar no setor químico. Na última década, voltou ao fisiculturismo e chegou a ser campeão em competições regionais.
A primeira Nation será na Avenida Paulista e deve iniciar as operações em janeiro.
Corona estima que o capex de cada loja deve girar em torno de R$ 7 milhões. Para efeito de comparação, as academias da SmartFit e da Bio Ritmo (a rede premium da companhia) custam em média R$ 5,5 milhões e R$ 6,5 milhões, respectivamente.
Corona vê potencial para a Nation chegar a 50 academias nos próximos cinco anos – e cada academia pode ter entre 2.000 e 3.000 alunos.
Esses números podem fazer da Nation o segundo maior negócio da SmartFit.
A SmartFit fechou o segundo tri com 1.231 academias SmartFit, 28 da Bio Ritmo e 15 academias studio, como a Race Bootcamp e a Vydia.
O investimento na Nation virá todo da geração de caixa da companhia. No segundo tri, a empresa teve um EBITDA de R$ 340 milhões, 179% acima do mesmo período do ano passado.
Nos últimos 12 meses, a ação da SmartFit está em alta 38%. A empresa vale R$ 11,9 bilhões na B3 – um market cap 37% abaixo do IPO
Por: André Jankanvski