Comércio físico teve resultado ligeiramente superior ao e-commerce
As vendas do varejo no Natal – apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano – cresceram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais cresceram 3,4%, enquanto o e-commerce registrou alta de 2,9%.
Os setores que apresentaram as variações mais positivas foram Supermercados e Hipermercados (+6%), Drogarias e Farmácias (+5,8%) e Óticas e Joalherias (+5,7%).
Na avaliação de Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o resultado mais tímido do Natal este ano pode ter sido impactado pelo forte desempenho da Black Friday.
“Com salto de 16,1% nas vendas, a Black Friday foi o grande destaque do comércio brasileiro esse ano. As pessoas podem ter antecipado suas compras de Natal durante as promoções do final de novembro”, afirma.
Em relação ao Natal, especificamente, o executivo afirma que o resultado ligeiramente superior do varejo físico em relação ao e-commerce demonstra a importância das vendas presenciais na data. “Apesar das vendas pela internet crescerem ano a ano, o Natal ainda preserva uma forte tradição de compras presenciais. O brasileiro gosta de ir às ruas e comparar diferentes produtos nas lojas”, afirma.
Por: Gustavo Maia