top of page
  • NeoFeed

dr.consulta faz reformulação e traz novo CEO

Atualizado: 24 de ago. de 2023


O médico Massanori Shibata Júnior assume o cargo de CEO da healthtech. Renato Velloso será presidente e passará a ter uma função mais estratégica


A dr.consulta está fazendo reformulação no comando da companhia. O médico Massanori Shibata Júnior assume o cargo de CEO no lugar do executivo Renato Velloso, que ocupou a cadeira nos últimos quatro anos e agora será presidente da healthtech.


A mudança de comando estava sendo estudada e Massanori esteve em conversas com Velloso há pelo menos dois meses. A escolha se baseia na experiência adquirida como executivo em operadoras de saúde e redes hospitalares.


Médico por formação, Massanori foi coordenador de atenção básica do SUS entre 2005 e 2008 e depois se tornou diretor técnico do Santa Helena Assistência. Mais recentemente, entre 2021 e 2022, ele ocupou o cargo de vice-presidente de filiais do Grupo NotreDame Intermédica. Seu último trabalho foi como vice-presidente de serviços da Petz, onde permaneceu quase um ano.


“Entendíamos que precisávamos trazer um executivo com um expertise complementar para companhia para que pudéssemos navegar bem nos ambientes que a dr.consulta está inserida”, diz Renato Velloso, agora presidente da dr.consulta, com exclusividade ao NeoFeed. “Além de ser médico e executivo, é um profissional que traz todas as características e habilidades que são importantes para a gente."


Segundo Velloso, não se trata de uma transição no comando, mas de uma complementariedade. A ideia é de que Massanori fique mais focado no dia a dia operacional da companhia. “Tem muitas atividades que tomam bastante o nosso tempo e a ideia é deixar o Massanori na execução do plano", afirma Velloso.


Ainda que deixe o cargo de CEO, Velloso continuará com grande responsabilidade dentro da empresa. No cargo de presidente, ele será responsável pelo planejamento estratégico de longo prazo e na consolidação do ecossistema de atenção primária e secundária da empresa, além de supervisionar as estratégias ESG do negócio. "Tem uma lista de 400 coisas que queremos fazer nesta área", afirma Velloso.


Sob a tutela de Massanori, a dr.consulta vai tentar colocar em prática um plano de expansão focado em três pilares: aumento de receita recorrente, avanço nos planos de saúde para empresas e crescimento da rede de clínicas médicas.


“O grande ponto é elevar o patamar de onde a gente sabe que pode e precisa chegar como empresa”, diz Massanori, ao NeoFeed. Questionado sobre as primeiras ações que pretende realizar, o executivo diz que “é muito cedo para falar de mudança” e que este é “um momento de diagnóstico”. Quando isso acontecer, a companhia estuda trazer novos executivos para ajudar no "tratamento".


O novo CEO encontrará uma companhia com 29 centros médicos espalhados por São Paulo e com pelo menos mais 12 unidades que devem ser abertas até o fim de 2025. Essas unidades já receberam mais de 3 milhões de pacientes e a empresa estima que tem um mercado endereçável na região metropolitana de São Paulo de pelo menos 10 milhões de vidas.


Em termos financeiros, Massanori terá como principal trabalho a continuidade do aumento da receita recorrente, que passou de 5% para 50% nos últimos meses. Esse esforço deve ajudar a companhia em seu objetivo maior que é o de buscar o breakeven do negócio. A expectativa é terminar este ano com números positivos.


Para ajudar neste objetivo, o novo CEO vai trabalhar com o caixa cheio. Em julho, a dr.consulta fez uma extensão da rodada de série D de R$ 25,5 milhões (cerca de R$ 125 milhões).


O novo aporte foi liderado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contou com a participação da Agência de Cooperação do Japão. E foi seguido por Kamaroopin, gestora que o Pátria tem uma participação, e a Lightrock.


Por: Rodrigo Loureiro

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page