Por: Leandro Luize
O faturamento da Raia Drogasil voltou a crescer acima da média do grande varejo farmacêutico nacional. Enquanto o setor teve aumento de 14% na receita do primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, a rede avançou 21,6% com receita bruta de R$ 8,4 bilhões.
As operações digitais estiveram entre os destaques, movimentando cifras bilionárias pela primeira vez em um trimestre. O resultado foi de R$ 1,07 bilhão, volume 63,3% superior ao do intervalo de janeiro a março de 2022. No período, a Raia Drogasil computou 99,7 milhões de acessos por meio de suas plataformas digitais.
Esses números contribuíram para que o e-commerce da empresa figurasse no segundo lugar mundial em tráfego, considerando plataformas de varejistas farmacêuticas.
O market share da companhia no trimestre foi de 15,3%, um crescimento de 1,3 pontos percentuais sobre os três primeiros meses do ano passado. A participação de mercado evoluiu em todas as regiões do país, com maior evidência em São Paulo, estado em que é responsável por 26,9% das vendas do varejo farmacêutico.
Faturamento da Raia Drogasil avança em outras regiões
Já no Centro-Oeste, a representatividade aumentou dois pontos percentuais e chegou a 18,6%. O início das operações no CD de Cuiabá (MT) foi determinante para impulsionar esses indicadores. O complexo recebeu investimentos de R$ 56 milhões e ocupa uma área de 17 mil metros quadrados.
Com essa inauguração, a rede absorve parte importante do aumento da demanda nas regiões Norte e Centro-Oeste. Isso porque o CD pode abastecer até 200 farmácias nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, ampliando a capacidade logística e reduzindo o tempo de entrega de mercadorias.
“Trata-se de uma planta totalmente nova, em linha com as melhores práticas de armazenagem e distribuição”, explica Erivelton Oliveira, diretor executivo de Supply Chain.
O Norte, aliás, ganha peso nos investimentos da Raia Drogasil com a abertura de novos CDs em Belém (PA) e Manaus (AM), que devem ocorrer ainda este ano.
Faturamento da Raia Drogasil tem capilaridade como alavanca
O faturamento da Raia Drogasil também cresce na esteira da expansão orgânica. A rede inaugurou 55 farmácias no trimestre e encerrou a operação de apenas seis lojas, terminando março com 2.746 unidades. Das aberturas nos últimos 12 meses, 78% ocorreram fora do estado de São Paulo.
Ao final do período, 27,3% das farmácias ainda estavam em processo de maturação, não tendo atingido todo o potencial de receita e de rentabilidade.
“Das 316 cidades com mais de 100 mil habitantes, já possuímos farmácias operando ou em processo de inauguração em 301 delas”, destaca o CEO Marcilio Pousada. Nos próximos três anos, a meta é inaugurar 780 lojas, sendo 260 unidades previstas para 2023.
Fonte: Panorama Farmacêutico