Em comparação com abril de 2023, o faturamento do varejo farmacêutico cresceu 5,3%, segundo pesquisa da Bnex. De acordo a consultoria, esse avanço se deve ao aumento nos preços.
Isso se refletiu também no tíquete médio, que cresceu 5,9% no comparativo, e no preço médio, com avanço de 6,4%. Em contrapartida, o número de compras e a quantidade de itens por cesta caiu. Apesar da retração, a queda foi pequena, respectivamente 0,6% e 0,42%.
Faturamento do varejo farmacêutico cresceu mais com clientes fidelizados
O cenário é mais animador quando se analisa os resultados exclusivamente dos clientes fidelizados. Nesse recorte, todos os indicadores avançaram na comparação entre abril de 2023 e 2024.
O faturamento para esse extrato avançou 18,9% e a quantidade de tíquetes também cresceu dois dígitos, ficando 12,2% maior. Os demais indicadores apresentaram viés de alta mais modesto: preço médio (+8,5%), tíquete médio (+5,9%), gasto médio (+3,5%), frequência (+1,5%) e quantidade de itens por cesta (+0,9%).
Na contramão, o faturamento advindo do consumo por clientes não fidelizados caiu 19,8%. A quantidade de tíquetes (-15,2%) e o número de itens por cesta (-15,2%) também apresentaram quedas acentuadas.
Clube de assinatura é opção para fidelização
Na última edição do boletim ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL foi abordada a estratégia de clube de assinatura como forma de fidelizar os consumidores do varejo farmacêutico. Apesar de parecer distantes, exemplos como os da Netflix ou do Spotfy podem, sim, ser replicados pelo setor.
De acordo com relatório da consultoria PYMNTS Intelligence, sobre pagamentos com open banking, 80% dos entrevistados quitaram suas contas mensais por meio de assinaturas no último ano. Com esse modelo de negócio, o cliente desembolsa um valor recorrente e recebe produtos ou serviços com periodicidade, que pode ser semanal, quinzenal, mensal ou trimestral.
Por: Cesar Ferro