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Guia da Farmácia

Gigantes do varejo e redes de farmácias lideram campanhas de retail media


Entre as plataformas de e-commerce que disponibilizam soluções de retail media no Brasil, Amazon, Mercado Livre, Magalu, Panvel e RD Saúde lideram a preferência dos anunciantes, de acordo com a segunda edição do estudo Retail Media Insights 2024, produzido pela Newtail em parceria com a Comscore e Enext.


A Amazon continua a ser a mais procurada pelos anunciantes, segundo 81% dos entrevistados; seguida do Mercado Livre (com 62% da preferência) e Magalu (60%). Logo na sequência aparecem Panvel, RD Saúde e Pague Menos, cada uma com 29% de preferência. O Grupo DPSP registra 10% nesse quesito.


Também de acordo com o estudo, 62% das grandes empresas investiram até 10 milhões em campanhas de retail media. Em plena ascensão no País, a ferramenta tornou-se estratégica para marcas que buscam impactar consumidores nos momentos decisivos da compra no varejo físico ou digital, uma vez que a aplicação de ações desse tipo permite a promoção de anúncios segmentados tanto nos e-commerces quanto nas lojas físicas.


Maioria das grandes empresas utilizam o retail media


A pesquisa revela ainda que o formato é utilizado por 64% das grandes marcas brasileiras, sendo que 5% dedicam 51% ou mais do orçamento de marketing para o retail media. Dos grandes anunciantes que já adotam o formato, 67% aumentaram ou dobraram o investimento no canal nos últimos 12 meses. Quase 20% deles direcionaram mais de R$ 5 milhões para retail media, enquanto 10% destinaram mais de R$ 25 milhões.


Para Gabriel Monteiro, CEO da Newtail, a estratégia de marketing digital se destaca pela eficiência em gerar impacto no momento certo, seja em uma jornada de compra online seja física. “O Brasil está na vanguarda desse crescimento, com grandes marcas apostando cada vez mais nessa estratégia. Trata-se de um canal poderoso para segmentação e mensuração de resultados, essenciais em um ambiente de compra cada vez mais competitivo”, explica.


Embora a ferramenta esteja em evolução, 45% dos grandes varejistas ainda não atuam com a estratégia, o que indica a existência de bastante espaço para crescer. A falta de conhecimento e o despreparo para começar é o principal motivo de algumas empresas não investirem no segmento. Por outro lado, 74% pretendem aumentar ou dobrar o investimento em retail media nos próximos doze meses.


Redes sociais mais utilizadas para criar anúncios


O levantamento da Newtail aponta para Instagram e Facebook como as redes sociais mais utilizadas pelos varejistas para criar anúncios. Entre os tipos mais utilizados os destaques ficam com produtos patrocinados, banner e sponsored brands (une produtos patrocinados e banner). Produtos patrocinados são considerados os mais rentáveis.


O relatório revela que a maioria dos anunciantes (86%) considera a segmentação do público o principal benefício da estratégia, enquanto 76% consideram a mensuração precisa dos resultados como um diferencial competitivo. Já em relação aos desafios na aplicação está o gerenciamento de muitas plataformas de anúncios. O uso de tecnologias avançadas e a colaboração entre varejistas e marcas estão entre os fatores que vão impulsionar o sucesso do retail media nos próximos anos.


Para Monteiro, a expectativa é que o Brasil se consolide como um dos maiores mercados de retail media no mundo, à medida que mais marcas percebam os benefícios dessa estratégia.


Metodologia

O estudo Retail Media Insights 2024 contou com dados de mais de 150 profissionais, de 120 empresas.


A pesquisa, realizada de forma online, em julho deste ano, analisou a percepção de varejistas, anunciantes e agências de marketing.

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