O grande varejo farmacêutico, representado pelas 30 bandeiras associadas à Abrafarma, termina 2023 com recordes financeiros e avanços legais que reforçam seu papel como polo de atenção à saúde. Esse novo ciclo do setor ganhou evidência no jantar de confraternização desta quarta-feira, dia 6, atraindo mais de 700 empresários, executivos, dirigentes e representantes do poder público ao Vibra São Paulo.
A tradicional audiência do evento, formada por fornecedores da indústria e do atacado farmacêutico, dividiu espaço com provedores de serviços e tecnologias para os PDVs. “Essa é uma mostra clara do novo patamar assumido pelas farmácias brasileiras, que apostam na diversificação do mix de produtos e soluções para se tornarem canais cativos de conveniência e atenção primária da população”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da entidade.
Com essa proposta de valor, as grandes redes de farmácias ultrapassaram 1,13 bilhão de atendimentos nos últimos 12 meses até setembro de 2023, como se cada pessoa frequentasse cinco vezes as drogarias em um ano. O aumento do fluxo também foi determinante para manter o crescimento próximo a dois dígitos.
O faturamento no período somou R$ 87,91 bilhões, montante 9,7% superior ao dos 12 meses anteriores. As redes da Abrafarma equivalem a 45% da receita total do mercado farmacêutico.
E uma categoria em particular puxou para cima os resultados. Responsáveis por quase 1/3 da receita do setor, os não medicamentos movimentaram R$ 29,93 bilhões e corresponderam à categoria com maior evolução percentual – 20,2%. Esse segmento contempla desde itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos até dispositivos relacionados aos serviços clínicos, como os testes rápidos.
E com a regulamentação da RDC 786 em maio de 2023, pela qual a Anvisa habilitou a oferta de até 50 exames de análises clínicas, as grandes redes de farmácias se abrem para uma nova fronteira, na visão de Barreto. “Os mais de 33,6 mil farmacêuticos que atuam nas empresas associadas assumem hoje as funções de profissionais clínicos e gestores do cuidado, o que pode ser decisivo para reverter o quadro crônico de não adesão a tratamentos no Brasil”, acredita.
Grande varejo farmacêutico vê e-commerce em alta
O grande varejo farmacêutico também vê o e-commerce em rota contínua de avanço. Se antes da pandemia as vendas online contabilizavam somente R$ 750 milhões de faturamento, hoje elas estão perto de superar R$ 5 bilhões.
“As farmácias tiveram sensibilidade para interpretar os anseios do novo consumidor e assegurar uma experiência de compra cada vez mais fluida”, contextualiza Barreto.
Reconhecimento aos parceiros da indústria
A noite do dia 6 de dezembro marcou também a realização do Prêmio Parceiros do Ano, dedicado aos fabricantes e produtos que mais se destacaram em performance no grande varejo farmacêutico.
A edição deste ano trouxe novidades com o aumento do número de categorias
de 15 para 16. Agora, as grandes redes associadas à Abrafarma puderam eleger também o produto do ano de 2023 no e-commerce. A organização e definição de critérios continuam a cargo da IQVIA, com sete itens quantitativos e pontuações percentuais de até 30% por quesito.
“A premiação acompanha as novas tendências de consumo surgidas nos últimos anos, sempre valorizando a solidez e o dinamismo no relacionamento com a indústria”, finaliza Barreto. Além dessas 16 categorias, outras duas categorias especiais focaram na inovação e influência setorial. São os prêmios Produto Inovador do Ano e Personalidade do Ano.
Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2023
Fabricantes
Medicamento de marca: Novo Nordisk
Medicamento similar: Hypera Pharma
Medicamento genérico: EMS
MIPs e outros produtos OTC: Cimed
Consumer Health: Unilever
Produtos
Medicamento de marca: Ozempic (Novo Nordisk)
Medicamento similar: Neosoro AD (Neo Química)
Medicamento genérico: Pantoprazol MG (Medley)
MIPs e outros produtos OTC: Dorflex (Sanofi)
Nutri/Dermocosméticos: Anthelios (La Roche Posay)
Higiene e beleza: Rexona Desodorante (Unilever)
Cuidado infantil: Pampers (Procter & Gamble)
Cuidado adulto: Tena Pants Confort (Essity)
Nutricional: Ninho Fases 1+ (Nestlé)
Vitaminas e suplementos: DPREV (Myralis)
Produto do Ano – E-Commerce 2023: Huggies Supre Care (Kimberly-Clark)
Produto Inovador do Ano: Carmed (Cimed)
Personalidade do Ano: Luiz Carlos Hauly (deputado federal)
Por: Leandro Luize
コメント