No último ano a oferta de serviços em lojas do Grupo Boticário cresceu 69% e já está presente em mais de duas mil lojas
Como atrair mais clientes para as lojas físicas tem sido um desafio em todo varejo. Boa parte das companhias tem apostado na oferta de experiências para fidelizar e aumentar a recorrência dos consumidores nos pontos de vendas. No Grupo Boticário não tem sido diferente. Marcas como O Boticário, Quem Disse, Berenice? e tô.que.tô tem aumentado a oferta de serviços de maquiagem, cabelo e skincare nas lojas. Só no último ano a oferta de serviços em unidades do grupo cresceu 69% e já está presente em mais de 2.000 lojas. Ao todo, o grupo tem mais de 3.800 lojas de 12 marcas e faturou mais R$ 30 bilhões em 2023.
Para realizar um serviço é preciso um agendamento prévio. Ao chegar na loja para fazer uma maquiagem, por exemplo, o cliente é recebido por um funcionário treinado que apresenta diversos produtos da marca. Ao final, além do serviço prestado, o consumidor reverte o valor pago no serviço, que é encontrado a partir de R$ 99,90, em produtos de qualquer categoria da marca.
O objetivo da companhia é claro: aumentar recorrência e o ticket médio do cliente.
"O consumidor que passa por algum dos serviços de loja aumenta seu tempo de relacionamento com a marca e também dobra o ticket médio", diz Adriano Amaral, diretor de ativação e formatação de lojas do Grupo Boticário.
O diretor explica que, ao comprar um serviço numa loja do grupo, o consumidor entende os atributos de cada produto, o modo de uso e os resultados que deve esperar. "Ele consome de forma mais assertiva e tende a voltar para a recompra e, consequentemente, para a experimentação de novos itens", diz.
Os serviços são oferecidos desde 2019, mas tem ganhado mais relevância nos últimos anos. Além do aumento da capilaridade na rede, o volume de serviços prestados também está crescendo. Nos primeiros cinco meses do ano, os serviços extrapolaram em 200% a meta estabelecida para o período.
Para a oferta dos serviços, as marcas estão investindo constante em capital humano. Mais de 18 mil funcionários já foram capacitados para realizarem os serviços ofertados na rede.
"Para além de apresentar a grande variedade de produtos das marcas do Grupo Boticário, queremos que esses profissionais se tornem agentes de beleza, auxiliando e instruindo cada consumidor que passa por essas experiências em loja", diz Amaral.
A ideia é seguir expandindo a oferta de serviços, que tem se mostrado como um canal complementar com grande relevância nas lojas do grupo, que faturou R$ 30,8 bilhões em 2023.
"Temos como objetivo identificar novas demandas do público para seguir expandindo e aprimorando os serviços, aprofundando o relacionamento com nossa base e atraindo novos clientes pelo desejo de experimentar um momento de qualidade, com experimentação e absorção de conhecimento de beleza", diz.
Por: Isabela Rovaroto