top of page
SBVC

Lista das 300 maiores empresas do varejo tem 19 farmácias


Em destaque no rol das maiores empresas do varejo, as farmácias vêm experimentando um ciclo de evolução ininterrupto


O ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro ratificou o vigor do segmentos de farmácias. O setor tem 19 representantes na lista, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Cielo.


O resultado do varejo em geral impressiona. O movimento em 2023 foi de R$ 1,2 trilhão, índice 7,9% acima do ano anterior. “Em meio a fusões, aquisições e transformações, o setor vem evoluindo, amadurecendo e ganhando musculatura, sempre crescendo acima do PIB nacional e se mostrando cada vez mais relevante na sociedade”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC e responsável pelo estudo.


As cinco maiores varejistas brasileiras somaram em 2023 um faturamento de R$ 307,1 bilhões, participação de 27,2% no faturamento das 300 maiores. E a RD Saúde ocupa a quinta posição, sendo líder do setor de drogarias e perfumarias. “Há anos ela é uma das empresas com expansão orgânica mais agressiva. E também encontrou outros caminhos de crescimento que vão além da abertura de lojas, especialmente na oferta de serviços de saúde e nas operações digitais”, acrescenta o executivo.


Entre as maiores empresas do varejo, quais farmácias são dominantes?


Em destaque no rol das maiores empresas do varejo, as farmácias vêm experimentando um ciclo de evolução ininterrupto. Em cinco anos, o salto na receita superou 104%, de R$ 72,8 bilhões para R$ 148,7 bilhões. Considerando somente o ano passado, o crescimento em relação a 2022 foi de 19,8%. Essa alta teve como principais motores o avanço médio de 22% de duas redes – a Pague Menos e a São João.


“Nenhuma das redes do varejo farmacêutico que apresentou os números dos dois últimos anos teve incremento abaixo de 10%”, ressalta Terra. O executivo também enfatiza o uso de recursos próprios para a expansão do setor, o que torna ainda mais impressionante o ritmo de abertura de lojas em players como RD Saúde (270 unidades), São João (119) e Grupo DPSP (109). “Além de rentabilizar os pontos de venda, essas companhias vêm sobressaindo pela disciplina financeira”, acrescenta.


Digitalização ganha peso na agenda setorial


Das 19 empresas da área de drogarias e perfumarias, 17 operam vendas online e 12 têm o WhatsApp como um dos canais. As oito que divulgaram faturamento de suas operações digitais movimentaram R$ 7,9 bilhões, 54,9% mais que em 2022.


O grande destaque foi o aumento de 57% do canal online da RD Saúde, cuja receita de R$ 5,1 bilhões deixaria seu e-commerce na 7ª colocação do varejo farmacêutico. “O segmento se beneficia de sua característica de proximidade para utilizar o ship from store e o “clique e retire” como ferramentas importantes em uma estratégia omnicanal”, explica Terra.


Nos próximos dias, o Panorama Farmacêutico divulgará novos desdobramentos do ranking.


Por: Ana Claudia Nagao

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page