Quem ouve Marcílio Pousada falar sobre varejo não tem nenhuma dúvida sobre sua paixão pelo setor. Cresceu acompanhando a família atrás do balcão. Formou-se em administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) com o propósito de trilhar carreira no comércio. Passou pelo Mappin, C&A, Walmart, presidiu a Livraria Saraiva e fundou a OfficeNet, até assumir, em 2013, a presidência da RD Saúde – nova identidade corporativa da Raia Drogasil. Chegou dois anos depois da maior fusão do varejo farmacêutico brasileiro. Comandou a transformação da companhia em uma gigante do setor, respondendo por 15% do mercado de farmácias no país.
Pousada liderou a expansão da empresa, com a meta de inaugurar 130 unidades por ano. Em 2023, foram abertas 270 e, até o fim deste ano, a ideia é inaugurar entre 280 e 300 lojas. É com a mesma energia que está à frente do processo de digitalização dos negócios. “O avanço é grande. No primeiro trimestre de 2019, o digital respondia por 1,1% do faturamento, hoje é responsável por 18%. São 45 mil entregas por dia”, revela. Segundo o CEO, o desafio da vez – que, apesar de grande, não lhe tira a serenidade – é fazer o índice de satisfação registrado no digital ser tão bom quanto o das lojas físicas. “Nas farmácias, a nota é 90, enquanto o digital tem nota 70”, revela.
A RD Saúde tem 3.040 farmácias em 580 municípios; dessas, 1.900 ofertam serviços de saúde como testes. Até o fim do ano, o número de estabelecimentos que aplicam vacinas saltará de 324 para 600. A meta é reforçar o conceito de ecossistema de cuidados integrais com a saúde, que vão além do varejo farmacêutico. “Cerca de 90% dos atendimentos dos prontos-socorros poderiam ser realizados em farmácias”, afirma. “Como organizar esse novo modelo de prestação de serviço é o tema do momento para todos os agentes do setor.”
O CEO revela que não sabe se a maneira de administrar o varejo mudou muito nas últimas três décadas, mas tem a impressão de que se moldou mais ao seu estilo de gerir pessoas. “Mais do que um executivo clássico, tenho perfil empreendedor, gosto de capitanear mudanças, promover transformações, de colocar a empresa para frente com muita força.” Para essa engrenagem dar certo, considera que é preciso ter ao lado pessoas jovens, dispostas a entender mercados novos. “Gosto de montar equipes. Ninguém faz nada sozinho, sempre tive bons times.”
Segundo Pousada, uma das principais tarefas de um CEO é a alocação de capital, que a maioria das pessoas enxerga como uma tarefa exclusivamente financeira. “Garanto que não é só isso. O treinamento de pessoas, por exemplo, é alocação de capital. Criamos um programa em parceria com a universidade para formar farmacêuticos, com aulas on-line e presenciais. É um curso exclusivo.”
Uma de suas inquietações é que as pessoas cresçam não só na carreira, mas também na vida. Segundo ele, o varejo de saúde é a porta de entrada para o primeiro emprego de muitos jovens e tem o desafio de formar esses profissionais. Em 2011, quando ocorreu a fusão, eram cerca de 17 mil colaboradores, hoje são mais de 57 mil. “Como fazer com que essas pessoas cresçam, conquistem seus objetivos e, ao mesmo tempo, abracem o compromisso da companhia de oferecer a melhor experiência para o cliente, independentemente do canal ou da loja?", pergunta-se diariamente.
Marcílio Pousada: CEO da RD Saúde
Empresas onde trabalhou: Walmart, Submarino, Officenet, Livraria Saraiva
Formação: administração de empresas na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap)
Matérias prediletas na escola: matemática e história
Me tornei CEO com: 37 anos
No fim de semana gosto de: ir para a casa de campo e andar de bicicleta
Café da manhã, almoço ou happy hour: café da manhã
Desligo o celular quando: não desligo, mas deixo afastado sempre que estou com a família e amigos
O que salva um dia: ver as pessoas crescendo
O que acaba com um dia: poucas coisas
Os preferidos
Time: Corinthians
Drinque ou sobremesa: drinque – boulevardier
Livro: tudo o que Philip Roth escreveu e tudo o que Ian McEwan escreveu e irá escrever. Na categoria livro de negócios, “O Jogo Infinito”, de Simon Sinekr a melhor experiência para o cliente, independentemente do canal ou da loja?”, pergunta-se diariamente.
Por: Katia Simões
Comments