Movimento é uma resposta à demanda de um estilo de vida acelerado e a espaços residenciais cada vez menores
As grandes redes de lavanderias vão expandir o número de lojas na modalidade autosserviço, ou self-service, em que o próprio cliente acessa o espaço e lava suas roupas. O grupo francês 5àSec almeja 60 franquias da marca Lavpop até o fim do ano. Já a Omo Lavanderia, da britânica Unilever, espera encerrar o primeiro semestre com 50 unidades próprias. O movimento é uma resposta à demanda crescente por conveniência e eficiência em meio a um estilo de vida acelerado e a espaços residenciais cada vez menores.
De olho nas tendências, e nas oportunidades do mercado, a operação da francesa 5àSec no Brasil criou, em 2020, a Lavpop, marca exclusiva de lavanderias de autosserviço. Até o momento, a marca inaugurou 20 lojas desse modelo, e a expectativa é encerrar o ano com 60 franquias em diferentes regiões do país.
“Pensamos em uma lavanderia que fosse mais acessível ao púbico em geral”, explica Fernando Toledo, vice-presidente de operações e vendas da 5àSec. Segundo o executivo, o principal público-alvo da marca são jovens em começo da carreira que buscam soluções práticas e que cabem no bolso.
Com 30 anos de operação no Brasil, a 5àSec possui atualmente 554 lojas no país. No ano passado, o grupo faturou cerca de R$ 265 milhões e para 2024 projeta crescimento de pelo menos 12% no faturamento. Para este ano também estão previstas mais 50 lavanderias da 5àSec.
Na OMO Lavanderia o movimento começou quando a Unilever identificou uma tendência no mercado imobiliário: apartamentos com metragens menores, muitas vezes desprovidos de espaço para lavanderia. Atualmente a marca tem 2.500 lavanderias compartilhadas em condomínios, além de 300 lojas na rede de franquias.
“Como reflexo do crescimento do negócio, nossa estratégia para este ano é investirem um modelo de lojas próprias no formato self-service, devido ao potencial de escala desse modelo de negócio”, afirma Marcelo Costa, líder de cuidados com acasa da Unilever Brasil. Até o fim do primeiro semestre, o grupo pretende inaugurar 50 lojas próprias no modelo de autoatendimento, o valor do investimento não foi divulgado.
Em mercados mais consolidados, como nos Estado Unidos e países Europeus, a taxa de penetração de lavanderias na população economicamente ativa é de quase 20%. No Brasil, dados da Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (ANEL) indicam que esse índice é de apenas 4%. “Ainda tem uma oportunidade muito grande para crescimento”, avalia Toledo.
Por: Helena Benfica