A estratégia acompanha o crescimento da empresa no setor varejista
Na contramão do digital como realidade imperativa no mercado, a Portobello Shop aposta no varejo físico e na experiência do consumidor ao anunciar a abertura de 10 a 15 novas unidades anualmente nos próximos três anos.
A estratégia acompanha o crescimento da empresa no setor varejista. Em 2022, a rede de revestimentos inaugurou 20 lojas e encerrou o ano com R$ 814 milhões em receita líquida. O número representa um crescimento expressivo de 28,6% em comparação com o ano anterior.
Para além do robusto número de inaugurações, a empresa também prevê investimentos na expansão dos pontos de vendas e em tecnologias capazes de potencializar as operações. Atualmente, são 157 lojas em funcionamento, sendo 25 próprias e 132 franquias.
“O negócio do varejo é o que mais cresce no Portobello Grupo. As vendas físicas proporcionam um atendimento personalizado e permitem que clientes tenham uma experiência completa ao visitar uma loja. Eles têm a oportunidade de conhecer cada detalhe dos produtos, ter a experiência do toque e esclarecer dúvidas. Essas características têm sido responsáveis pelo crescimento da rede e, por essa razão, os investimentos no varejo físico continuam”, afirma Romael Soso, CEO da Portobello Shop.
Além de criar novos pontos físicos, a Portobello Shop também tem expandido àqueles já consolidados. Um espaço de 400 m² pode ter 700 m² ou mais. “Estar numa loja maior, onde é possível expor mais produtos e oferecer mais experiência aos clientes, aumenta o faturamento da loja. É possível oferecer produtos mais nobres do portfólio e envolver o cliente numa experiência de compra mais completa”, explica.
Novo formato de loja
O portfólio de formatos de loja da Portobello Shop detém as opções Super Store (acima de 600 m²), Tradicional A (até 600 m²), Tradicional B (até 450 m²), Tradicional C (até 350 m²) e Studio (até 210 m²).
A rede de revestimentos decidiu criar uma versão menos robusta, batizada de Light, para acompanhar a meta de expansões ao mesmo tempo que oferece uma opção mais acessível e voltada para cidades de menor porte.
“A proposta foi criar um sistema em que os produtos são aplicados sem assentamento, fixados por meio de presilhas, proporcionando praticidade e fácil atualização dos lançamentos. O foco da loja está em sustentabilidade e redução do custo operacional”, Romael conta.
Inaugurada em novembro de 2023, a primeira unidade Light está localizada no shopping Lar Center, em São Paulo. A Portobello informou que planeja inaugurações do formato durante o ano.
Por: Gabrielly Mendes