Protagonista do setor de beleza no Brasil, o grupo L’Occitane atende aos consumidores locais com duas marcas que se complementam: L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil. Uma dobradinha muito bem-sucedida, segundo André Abramo, diretor de Estratégia de Marca e Comunicação do Grupo L’Occitane no Brasil.
Brazil Beauty News - Que marcas do grupo L’Occitane estão presentes no Brasil?
André Abramo - O atual foco da estratégia do grupo no país é investir em duas marcas, L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil. Além delas, a Sol de Janeiro, que também pertence ao grupo, faz parte das marcas atualmente presentes em todas as lojas Sephora ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Brazil Beauty News - A unidade de produção que a empresa instalou no Brasil fabrica unicamente produtos da marca L’Occitane au Brésil?
André Abramo - A nova fábrica, situada em Louveira, no estado de São Paulo, foi especialmente criada para reforçar a expansão e o desenvolvimento da L’Occitane au Brésil. O objetivo é ampliar a presença da marca e promover seu crescimento nos próximos três anos. Já os produtos da marca L’Occitane en Provence são fabricados na unidade de Manosque, na região francesa de Provence.
Brazil Beauty News - Como é a coexistência das marcas L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil no mercado brasileiro?
André Abramo - Embora geralmente os consumidores vejam a L’Occitane como uma grande marca que oferece tanto produtos importados como produtos nacionais, cada marca vem, aos poucos, ocupando territórios distintos.
A L’Occitane en Provence tem se desenvolvido no Brasil no segmento de produtos de luxo, confirmando seu posicionamento e o perfil de seu público-alvo: os clientes da classe A. Paralelamente, a marca L’Occitane au Brésil vem cada vez mais conquistando os consumidores da classe B, e até mesmo da classe C, com um número duas vezes maior de novos clientes a cada ano, além de atrair um vasto contingente de jovens consumidores que desejam conhecer principalmente a gama de produtos para o cuidado da pele.
Brazil Beauty News - E as vendas?
André Abramo - Em termos de volume de vendas, a L’Occitane en Provence registrou entre 5% e 6% de crescimento, enquanto as vendas da L’Occitane au Brésil cresceram entre 35% e 40% – um aumento quase idêntico ao da base de consumidores. O fato de contarmos com uma fábrica própria foi determinante para que pudéssemos atender a essa demanda em tempo recorde.
Em termos de valores, a marca L’Occitane en Provence vem registrando um crescimento superior a 7% no país, ao passo que o faturamento da L’Occitane au Brésil aumentou mais de 35% pelo terceiro ano consecutivo. Ou seja, as duas marcas não ofuscam uma a outra, muito pelo contrário: estão crescendo lado a lado, reforçando sua presença junto a perfis diferentes de consumo no mercado brasileiro.
A L’Occitane en Provence dispõe de 100 lojas e a L’Occitane au Brésil, de 200 lojas e quiosques. Definimos projetos audaciosos de expansão para a L’Occitane au Brésil, com o objetivo de conquistar outros territórios e atender à demanda de novos consumidores.
Como os cosméticos de luxo representam 5% do mercado brasileiro, logicamente o potencial do segmento de cosméticos de massa é muitíssimo maior. Não temos dúvida de que a L’Occitane au Brésil será, de longe, nossa marca mais importante no país.
Brazil Beauty News - O grupo tem planos de desenvolver a marca L’Occitane au Brésil em outros mercados da América Latina ou de outros continentes?
André Abramo - O crescimento mais significativo da marca com certeza será observado no mercado brasileiro, nossa prioridade para os próximos três anos. O Brasil é um mercado imenso, que ainda é dominado por algumas marcas presentes há mais de 40 anos. Trata-se de um desafio gigantesco, mas ao mesmo tempo muito estimulante, pois o mercado oferece grandes oportunidades.
Quanto à internacionalização da marca, tivemos discussões interessantes envolvendo os mercados da América Latina, Europa e Oceania, mas são projetos sobre os quais ainda não podemos falar, pois estão em fase de definição estratégica. O que posso afirmar, porém, é que a L’Occitane au Brésil vai em breve ingressar com toda força em mercados estrangeiros, e digo isso porque dispomos de dados suficientes que apontam para as oportunidades de expansão internacional da marca.
Brazil Beauty News - E quanto às outras marcas do grupo, em particular Sol de Janeiro e Elemis?
André Abramo - No Brasil, a ideia é focar unicamente nas duas marcas L’Occitane. A Sol de Janeiro continuará a se desenvolver sob o comando da equipe de Nova York, atendendo principalmente o mercado americano. A previsão é que nos três próximos anos as vendas aumentem consideravelmente no Brasil, portanto não temos nenhum projeto de lançar outra marca do grupo no país.
Brazil Beauty News - O que os consumidores brasileiros buscam em matéria de cosméticos?
André Abramo - O Brasil tem um mercado forte nos setores de perfumes e produtos capilares, e é justamente para essas duas categorias que destinamos as inovações e principais novidades que projetamos para o futuro. Vamos concentrar esforços nas linhas dos produtos mais vendidos, mantendo sempre um alto padrão de qualidade na categoria de cuidados do corpo e desenvolvendo inovações revolucionárias para a marca L’Occitane au Brésil.
Brazil Beauty News - O uso de ingredientes originários da biodiversidade brasileira é um elemento importante para os consumidores?
André Abramo - Os ingredientes presentes nas fórmulas são um elemento importante para a construção da marca, mas ainda mais importante é o fato de utilizar ingredientes que tenham uma relação direta com a missão da L’Occitane au Brésil: celebrar a biodiversidade do Brasil. Os ingredientes brasileiros sempre serão os protagonistas de nossa estratégia, mas a cada nova história buscamos apresentar um Brasil ainda pouco conhecido, tanto pelos próprios brasileiros como por consumidores de outros países. O objetivo declarado é surpreender o cliente apresentando um Brasil diferente, sem estereótipos nem lugares-comuns. Nosso toque francês, imbuído do amor que desenvolvemos pelo Brasil, tem tudo para criar uma experiência sensorial inédita, através de cada ingrediente desse país que oferece uma natureza efervescente.
Brazil Beauty News - Quais são as fragrâncias mais procuradas pelos brasileiros hoje em dia?
André Abramo - O mercado brasileiro está sempre em busca de fragrâncias frescas com notas leves, as que melhor combinam com o clima predominantemente quente e úmido do país. Não é de surpreender que nosso best-seller seja Capim Limão, um perfume tipicamente brasileiro que traz uma assinatura olfativa altamente sofisticada, com notas marcadamente hesperídeas presentes na dose certa. Os perfumes florais também fazem muito sucesso. As fragrâncias florais que oferecemos sempre contêm flores um tanto inesperadas, como o perfume Flor de Carambola, outro grande sucesso da marca.
Brazil Beauty News - Qual a sua visão do mercado brasileiro?
André Abramo - O mercado brasileiro de beleza é um terreno fértil que merece ser explorado, mas que ainda é dominado por grandes marcas. No entanto, marcas mais recentes têm inovado e se posicionado nesse mercado, trazendo propostas pertinentes e diferentes. A geração Z vem influenciando cada vez mais as tendências e, sem dúvida alguma, é um público-alvo para nossa marca nacional. As redes sociais são uma excelente ferramenta para dar visibilidade à marca e construir uma audiência. Com elas, estamos nos mobilizando para crescer de forma significativa no país, graças a lojas próprias e franquias, sem esquecer as vendas diretas, um sistema que funciona muito bem no Brasil.