Com 22 lojas próprias e 17 operações licenciadas no Rio Grande do Sul, o UniSuper estreia, hoje (07), a "ProSuper", uma rede associativista para desenvolver supermercados de bairro. O negócio já nasce com sete associados e 11 lojas, e a meta é chegar a 40 unidades em dois anos. "Nosso objetivo é compartilhar nosso aprendizado, nossa infraestrutura e nosso modelo de negócio para acelerar a profissionalização dos associados ProSuper", explica Sandro Formenton, presidente do UniSuper. Além do investimento em lojas de bairro, a rede anuncia sua entrada no atacarejo em 2024, com o lançamento da bandeira UniAtacadista. O plano de expansão do novo negócio será apresentado no início do ano. "Temos excelentes perspectivas para 2024."
ProSuper
Na prática, ao ingressar na nova rede, o supermercado passa por uma reforma para adequação de layout e infraestrutura, incluindo mudança de cores, disposição dos itens, distribuição das mercadorias e mix de produtos. No entanto, a fachada mantém o nome original de cada negócio. O primeiro ponto de venda a passar por esse processo foi o Macrozatti Supermercado, que reabre hoje em Alvorada (RS). Outras seis empresas já fazem parte da ProSuper: Santa Lúcia, de Campo Bom; Pereira, de Gravataí; Borba, de Osório; Schneider, com três lojas em Campo Bom e uma em Sapiranga; Super da Ilha, de Porto Alegre; e Centauro Investimentos, também de Porto Alegre.
"Os associados passam a contar com uma série de benefícios, que vão desde a infraestrutura dos centros de distribuição da Rede UniSuper até o apoio em ações de marketing. E a Rede UniSuper, por meio da marca ProSuper e desta nova rede associativa, fica ainda mais forte em seu projeto de expansão", conclui Sandro Formenton.