Cerca de 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras de alimentos e bebidas na loja física, e dentre os serviços considerados como diferenciais para uma experiência de compras bem-sucedida estão o bom atendimento ao cliente (71%), processo de checkout rápido (69%) e atmosfera que engaje (51%).
Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Grupo Spar e demonstram como esses atributos podem incrementar a percepção positiva do shopper sobre a sua loja, assim como promover a fidelização.
Mike Matacunas, CEO do Spar, explica que empresas do setor precisam se dedicar ainda mais para envolver os compradores em todos os pontos da jornada de compra, melhorando a gestão de estoques e os níveis de serviço, especialmente dentro da loja.
Na visão dos consumidores, a indisponibilidade de produtos permanece como um dos principais fatores negativos. Sendo assim, é preciso se atentar para evitar e diminuir ao máximo os níveis de ruptura. Outro ponto levantado como negativo por 43% das pessoas é a falta de colaboradores na unidade.
A tecnologia está cada vez mais inserida na jornada de compra, mesmo no caso das lojas físicas. Fato esse comprovado por quase metade dos shoppers (47%) que afirmam usar aplicativos durante as compras para comparar preços. Além disso, 4 em 10 consumidores permitem o acesso do varejista aos seus dados para ter uma experiência mais personalizada.
Os consumidores também buscam cada vez mais por tecnologias que ofereçam promoções com recompensas, assistência na localização de produtos e conveniência nas compras realizadas online com retirada na loja física.
“A próxima geração de líderes do varejo precisa se diferenciar. A operação de uma loja física deve ser reinventada para agregar valor ao consumidor atual. O layout físico, a experiência, a equipe, a disponibilidade do produto e a capacidade de resposta precisam funcionar em conjunto”, conclui Matacunas.
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