A RaiaDrogasil registrou um lucro líquido ajustado de R$ 283,3 milhões no quarto trimestre de 2023, uma redução de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo balanço da companhia divulgado nesta terça-feira, dia 5. As informações são do Infomoney.
Sem ajuste, o lucro líquido foi de R$ 284,7 milhões no 4T23, o que representou uma redução de 2,4% na comparação com o mesmo período de 2022. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 614,5 milhões no 4T23, um crescimento de 2,5% em relação ao 4T22.
A margem Ebitda ajustada atingiu 6,4% entre outubro e dezembro do ano passado, baixa de 0,8 ponto percentual (p.p.) frente à margem registrada no mesmo período do ano anterior.
De acordo com a rede, a contração se deveu principalmente ao benefício pontual de 0,5 p.p. na base do 4T22, em função de ganhos de PIS/COFINS sobre insumos contabilizados no trimestre, mas referentes aos trimestres anteriores de 2022, e aos efeitos adversos combinados de 0,3 pp em função do mix e do DIFAL trazidos pela 4Bio.
A receita bruta somou R$ 9,557 bilhões no quarto trimestre do ano passado, crescimento de 14,4% na comparação com igual etapa de 2022.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 2,685 bilhões no quarto trimestre de 2023, um aumento de 14,9% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 28,1% no 4T23, alta de 0,1 p.p. frente a margem do 4T22.
RaiaDrogasil abriu 87 novas lojas no período
A RaiaDrogasil destaca que foram inauguradas 87 novas farmácias entre outubro e dezembro, enquanto duas foram fechadas. Em 2023, a companhia abriu 270 farmácias, 10 unidades acima do número projetado para o período, e realizou 14 fechamentos, terminando o ano com 2.953 farmácias em operação. Para 2024 e 2025, a companhia estima abrir entre 280 e 300 lojas por ano.
A companhia aponta ainda que alcançou 16,1% de participação de mercado a nível nacional, aumento de 0,9 p.p. em relação aos três meses encerrados em dezembro de 2022.
Sobre os canais digitais, a receita bruta no quarto trimestre chegou a R$ 1,47 bilhão, alta anual de 60,3%, com penetração no varejo passando de 11,8% de 16,7%. No ano, a receita dos canais digitais chegou a R$ 5,08 bilhões, um crescimento de 57,5% sobre 2022, com a penetração no varejo subindo de 11,1% para 15,2%.
Por: Ana Claudia Nagao
Comments