top of page

Redes planejam expansão na região Sul

Bistek aposta em lojas de vizinhança e Via Atacadista define localização de sua próxima loja


A Bistek Supermercados planeja inaugurar 3 novas lojas no 2º semestre de 2023 no Rio Grande do Sul, duas na capital e uma em Sarapiranga, e uma loja em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Já para o próximo ano, em 2024, serão abertas mais duas filiais, e dentro de 5 anos o objetivo é abrir 15 novas unidades. Enquanto isso, a Via Atacadista da Rede Passarela também planeja expansão na região Sul com localização definida para sua próxima unidade.

Nas lojas da Bistek, apenas entre as 5 unidades planejadas na região gaúcha entre este e o próximo ano será investido um total de R$ 150 milhões, e ao contrário do adotado por outras redes, o grupo aposta no modelo de lojas de vizinhança para seu plano de expansão. As unidades terão uma área de vendas entre 1,5 mil m² e 2,5 mil m², e oferecerá itens mais valorizados por consumidores da classe média.

De acordo com Walter Ghislandi, diretor comercial da empresa, dentre os produtos oferecidos se destaca o setor de frutas, verduras e legumes que são "direto da roça", as carnes preparadas em frigorífico próprio e abastecido por produtores selecionados, e os setores de adega, padaria e floricultura com plantas de Holambra.

Walter também destaca que são realizadas compras diárias de reabastecimento para as gôndolas, e que a definição do mix de produtos e a localização das lojas permitem que a empresa entenda melhor as mudanças no perfil de consumo do seu público. “As pessoas ampliaram muito a frequência de idas ao supermercado. Em vez dos ‘ranchos’ mensais, hoje há quem vá diariamente ou até duas vezes ao dia buscar algo que está faltando no armário ou na geladeira de casa”, afirma.

O diretor ainda acrescenta a importância de garantir que a expansão acompanhe a agilidade no envio de itens de hortifrúti para as unidades no estado gaúcho, o que impulsionou a rede a projetar a construção de um entreposto de mercadorias no sul de Santa Catarina.

Estes planos acompanham o cenário otimista de recuperação econômica do Rio Grande do Sul e crescimento nas vendas de toda a rede. “Setores importantes, como o agronegócio e a indústria metal-mecânica têm grande potencial e devem voltar a crescer, o que é importante para a economia local, que sempre foi pujante. Queremos acompanhar essa retomada”, comenta Walter.

Além disso, com a queda nos preços de itens básicos e inflação sob controle o poder de compra de famílias tende a aumentar, algo que reflete diretamente no setor supermercadista, como é o caso do Bistek que no ano passado teve um um faturamento de R$ 1,6 bilhão, e até agora, em 2023, observou um aumento de 17% no volume de vendas em suas lojas.

Via Atacadista já tem local e prevê inauguração dentro de até 1 ano

Tal cenário que contribui com a expansão também pode ser observado com outra Rede do Sul do país. Segundo Nelsoir Battisti, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi definido o local onde será instalada a mais nova unidade do Via Atacadista, pertencente ao Rede Passarela, no Rio Grande do Sul.

Após reunião com Alexandre Simoni, diretor executivo do grupo, foi assinado um contrato que aborda o início das obras – que começarão em breve, a apresentação do projeto final e uma previsão de cerca de 1 ano para a inauguração. Há pouco tempo, nas últimas semanas de junho, também foi anunciada a construção de uma nova loja em Lajeado, no estado gaúcho, onde antes era um estádio.

Atualmente, o Grupo possui 14 lojas nas bandeiras de atacarejo e supermercado dentro de 12 cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page