top of page
Loja física como novo centro de gravidade
Durante anos, foi comum ouvir previsões sobre o fim das lojas físicas diante do avanço do e-commerce. A loja física não apenas resiste - ela renasce com novos papéis, formatos e protagonismo. O setor de material para construção está em transformação, impulsionado por tendências globais e inovações locais. O Consumer Goods Forum 2025 ressaltou a importância de se adaptar às novas demandas do mercado, onde a experiência do consumidor e a sustentabilidade são essenciais. As loja
Portal Revista Anamaco
24 de out.1 min de leitura
Leroy Merlin entra no mercado pet e projeta faturar R$ 9 milhões no primeiro ano
Para estrear no segmento, a empresa realizou um investimento inicial de R$ 1,5 milhão Atenta à crescente demanda do mercado pet, a Leroy Merlin anunciou sua entrada na categoria, apostando em uma linha de produtos voltada a esse público. A partir deste mês de outubro, cinco unidades da varejista no Estado de São Paulo — Tietê, Morumbi, Ricardo Jafet, Raposo Tavares e Campinas Dom Pedro — passam a disponibilizar os itens para os clientes. Para estrear no segmento, a varejista
Mercado e Consumo
23 de out.2 min de leitura
De um posto fechado nasceu ecossistema que prevê faturar R$ 24 bilhões
Argenta, de Flores da Cunha (RS), completa 40 anos e consolida a sua atuação no Sul, amplia a presença no Sudeste e reforça modelo de nogócio com foco em distribuição de combustíveis e varejo O ano era 1985. Juntamente com o irmão Deunir, Neco Argenta, aos 21 anos, decidiu que era hora de embrenhar-se no universo do empreendedorismo, fundando sua primeira empresa, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Eles forneciam caixas de madeira para produtores da uva e do vinho e faziam
Exame
23 de out.4 min de leitura
Com 51 anos de operação, loja do Angeloni é reaberta após modernização
O Angeloni reabre hoje (22) a loja Laguna Centro, em Santa Catarina (SC), após um processo de modernização iniciado em junho. O projeto reformulou a estrutura e incorporou o novo conceito da rede em layout, serviços e comunicação visual. Com 3.008 m² de área total e 1.052 m² de área de vendas, a loja ganhou nova fachada, janelas voltadas para o mar e uma área de alimentação com 36 lugares. O espaço oferece pratos prontos, saladas, sucos, tortas e mini pizzas, além de uma área
SA+ Varejo
22 de out.1 min de leitura
Curitiba vive boom de supermercados e ganha quase 300 novas lojas em 2025
Curitiba está em uma fase de expansão no setor varejista de supermercados. Entre janeiro e setembro de 2025, foram abertas 288 novas lojas — incluindo hipermercados, supermercados e minimercados —, o que representa um crescimento de 21,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando 237 unidades foram inauguradas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento. Os números revelam o apetite do setor: foram dois hipermercados, 14 supermercados
Tribuna PR
22 de out.3 min de leitura
Taco Bell aposta em conveniência e inaugura primeira unidade de rua em São Paulo
O investimento estimado para a nova operação foi de R$ 1,7 milhão A Taco Bell inaugurou sua primeira unidade de rua na capital paulista, localizada no anexo ao Posto Shell da Av. Alcides Sangirardi, no bairro Cidade Jardim. A abertura marca um novo passo no plano de expansão da marca no País, com foco em formatos de conveniência e alto fluxo. O investimento estimado para a nova operação foi de R$ 1,7 milhão. Com 100 m², a loja apresenta o conceito arquitetônico mais recente d
Mercado e Consumo
21 de out.2 min de leitura
Com R$ 8 bi em jogo, Carrefour quer 120 novas lojas Atacadão
"Vai depender da taxa de juros e do nível de consumo”, diz Pablo Lorenzo, CEO do Carrefour Recém-nomeado presidente do Carrefour, Pablo Lorenzo assumiu a empresa com a meta de abrir 120 lojas da rede Atacadão em até cinco anos. O investimento em novas unidades deve ultrapassar 8 bilhões de reais. “Vai depender da taxa de juros e do nível de consumo”, diz. Em maio, o Carrefour concluiu o fechamento do capital na B3, movimento que, segundo o presidente Pablo Lorenzo, trouxe alí
Veja
20 de out.1 min de leitura
Penetração das farmácias cresce em todas as classes sociais
Crescimento atinge todas as faixas de renda e reforça importância do canal farma O Consumer Insights 2025, estudo divulgado pela Worldpanel by Numerator, revelou um aumento no índice de penetração das farmácias em todos os recortes sociais. O setor foi um dos que mais avançou, ao lado de segmentos como o pequeno varejo, e-commerce e atacarejo. A análise considerou dados do segundo trimestre de 2025, comparados com mesmo período de 2024. O estudo ainda mostrou que o volume de
Panorama Farmacêutico
20 de out.1 min de leitura
IA da Panvel é a primeira a acompanhar toda a jornada de compra
Ferramenta usa machine learning para adaptar respostas e acompanhar o perfil do cliente A Sofia, IA da Panvel, tornou-se o primeiro sistema generativo do varejo farmacêutico no Brasil a acompanhar clientes em todas as etapas de uma compra por WhatsApp. Desenvolvida internamente pelas equipes de digital, dados e tecnologia, a inteligência artificial utiliza modelos de linguagem generativa integrados à base de dados da Panvel, garantindo segurança, autonomia e aderência total à
Panorama Farmacêutico
20 de out.1 min de leitura
Guanabara ‘enche o carrinho’ e mira expansão apesar de cenário desafiador
Rede busca realizar 'sonho antigo' na Zona Sul e mira abertura de nova loja na região metropolitana do Rio A rede Supermercados Guanabara, uma das maiores do Rio de Janeiro, chega ao aniversário de 2025 com 28 lojas e um faturamento superior a 6 bilhões de reais registrado no ano anterior — alta de 21% sobre 2023. Para este ano, a empresa quer crescer 20%, mesmo diante de uma conjuntura econômica marcada por inflação e juros elevados. A estratégia da rede inclui modernização
Veja
20 de out.3 min de leitura
Oxxo no Brasil: a nova fase da rede após cisão com a Raízen
A rede de mercados de proximidade entra em uma nova etapa no Brasil com a aprovação da cisão entre Raízen e Femsa pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A mudança encerra oficialmente a joint venture Grupo Nós, criada em 2019 para operar lojas de conveniência sob as marcas Oxxo e Shell Select. Com a aprovação pela autarquia, a rede de proximidade terá 100% de seu controle detido pela empresa mexicana Femsa. A operação no Brasil inclui 611 lojas e um centro d
Giro News Portal
20 de out.2 min de leitura
A estratégia de marketing 'rebelde' da Taco Bell para chegar a 3 mil lojas fora dos EUA
Rede de fast food especializada em comida mexicana no estilo tex-mex abriu a primeira loja de rua em São Paulo, com investimento de R$ 1,7 milhão A Taco Bell deu um novo passo em sua estratégia internacional com a inauguração da primeira unidade de rua em São Paulo . O restaurante, instalado anexo a um posto Shell no bairro Cidade Jardim, recebeu investimento de R$ 1,7 milhão e traz foco em conveniência e grande fluxo de consumidores. A abertura marca o avanço da estratégia g
Exame
18 de out.4 min de leitura
Shibata chega à sua 32ª unidade no estado de São Paulo
A rede Shibata Supermercados inaugurou sua 32ª unidade, no município de Taubaté (SP), sendo a quarta operação na cidade. A área de vendas possui 3.225,25 metros quadrados e a estrutura inclui 25 checkouts e 315 vagas de estacionamento. O hipermercado dispõe também de um mall com 12 lojas, sendo elas: Farma Campos, A Mafia Barber, Mundo Eletrônico, Cia Natural, The Best Coffee, Pés e Patas, O Boticário, Cacau Show, Chiquinho Sorvetes, Esfiharia Alibaba, Churras Express e Honey
Giro News Portal
17 de out.1 min de leitura
Cobasi chega ao litoral norte de São Paulo com loja em Bertioga
Unidade oferece mais de 20 mil produtos para pets, serviços de banho e tosa e soluções para casa e jardinagem A Cobasi expandiu sua presença no litoral paulista com a inauguração de uma nova loja em Riviera de São Lourenço, em Bertioga, sendo sua primeira unidade no litoral norte de São Paulo. A loja possui 662 m² de área de venda e contará com serviços de banho e tosa, que serão inaugurados posteriormente. Para celebrar a chegada à região, a Cobasi preparou uma ativação no p
Mercado e Consumo
17 de out.1 min de leitura
Padarias na grande Porto Alegre focam em produção artesanal
Dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão, alimento milenar e base de negócios tradicionais na Capital e Região Metropolitana Considerado um dos alimentos mais antigos da humanidade, o pão está presente no dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo. Seja na forma do tradicional pão francês - o popular "cacetinho" -, do pão de forma ou das versões mais artesanais, ele atravessa gerações, culturas e fronteiras. Ao longo do tempo, ganhou novos formatos, sabores,
Jornal do Comércio
16 de out.3 min de leitura
Go Coffee atinge 550 unidades e marca presença em todas as capitais do Brasil
Rede curitibana aposta em modelos variados de franquia A rede de cafeterias Go Coffee alcançou a marca de 550 unidades no País e já está presente em todas as capitais brasileiras, entre operações abertas e contratos fechados. Nascida em Curitiba, em 2017, a marca tem priorizado, desde 2022, pontos de venda com mais de 40 m² e espaço para salão. Atualmente, a rede opera com múltiplos formatos de franquia, que vão de quiosques a lojas com até 200 m², incluindo lounges, área kid
Mercado e Consumo
16 de out.1 min de leitura
Há uma nova roda do poder no varejo alimentar?
As maiores movimentações do varejo alimentar vêm acontecendo no grupo de empresas que faturam entre R$ 10 bilhões e R$ 20 bilhões ao ano. Com isso, essas varejistas estão transformando a cara do setor. Companhias como Grupo Mateus e Supermercados BH galgaram posições e hoje estão entre as cinco maiores do mercado. Na esteira delas, vêm outras empresas regionais que também estão movimentando a roda do poder no varejo alimentar. Uma delas é o Grupo Muffato, que voltou a acelera
SA+ Varejo
15 de out.2 min de leitura
Loja física se mantém como canal preferido dos brasileiros no varejo alimentar
Para maioria, 43%, caminhar pelos corredores e encher o carrinho é momento prazeroso e quase terapêutico Apesar do avanço da multicanalidade, a loja física se mantém como canal preferido dos brasileiros no varejo alimentar: 64,3% compram exclusivamente nesses espaços. Além disso, para 43% dos consumidores caminhar pelos corredores e encher o carrinho é um momento prazeroso e quase terapêutico. Outro dado que chama atenção é o que mostra que as compras passam a ser mais semana
SuperHiper
15 de out.2 min de leitura
Grupo Muffato inaugura nova unidade na capital paranaense
A loja possui 7 mil ² de área construída e setores de padaria, açougue e hortifruti O Grupo Muffato inaugura nesta quarta-feira (15), o Max Atacadista Torres, localizado no Flow Open Mall, na Avenida Torres, em Curitiba (PR). Essa é a 116ª unidade do Grupo Muffato, a 66ª loja Max Atacadista e a 24ª na região metropolitana de Curitiba. Com mais de 7 mil m² de área construída, a nova loja gerou 220 empregos diretos, além de diversas oportunidades indiretas, além dos setores de
Super Varejo
14 de out.1 min de leitura
Focus Diagnóstico Veterinário inaugura modelo de franquias
Rede especializada em diagnóstico por imagem aposta em modelo inovador que une formação técnica e gestão profissional A Focus Diagnóstico Veterinário, especializada em diagnóstico por imagem, dá um novo passo em sua trajetória de crescimento e prepara-se para ingressar no mercado de franquias, com potencial de expansão nacional e internacional. Fundada em 2012 no Recife (PE), sob a liderança do professor Fabiano Costa, a empresa administra 26 unidades próprias em sete estados
Panorama PetVet
14 de out.3 min de leitura
bottom of page

