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Araujo deve fechar 2025 com faturamento de R$5,3 bilhões, diz presidente da rede

  • Guia da Farmácia
  • 2 de out.
  • 5 min de leitura

Com cerca de 360 lojas em 65 municípios mineiros, a Drogaria Araujo opera no modelo drugstore, oferecendo um sortimento que vai além de medicamentos e inclui itens de higiene, beleza, alimentos e bebidas, ampliando a conveniência para o cliente.


Para 2025, a rede projeta crescimento de 17%, com faturamento estimado em R$ 5,3 bilhões. A estratégia da empresa está focada em aumentar a eficiência operacional, fortalecer a inovação – com destaque para a expansão da linha de medicamentos manipulados, inclusive veterinários, e ampliar a oferta de serviços farmacêuticos.


A empresa também já colhe frutos de sua estratégia digital atual, mas não pretende parar. De olho em 2026, o fortalecimento dos canais digitais é uma das prioridades para ampliar a conexão com os consumidores.


Esses são alguns dos pilares que devem sustentar o próximo ciclo de crescimento da rede mineira, como conta o presidente da Araujo, Modesto Araujo Neto (foto), em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia. Confira.


O mercado de farmácias costuma sofrer menor impacto diante das turbulências do mercado. Como estão os números da Araujo atualmente?


Mesmo diante de um cenário econômico que traz dúvidas e desafios, a Araujo segue crescendo. Nossos resultados mostram que o nosso negócio é sustentável e consistente. Para este ano, estamos projetando um crescimento de 17%, o que nos levará a um faturamento de R$5,3 bilhões. E, ao olharmos para o primeiro semestre de 2025 em comparação com 2024, observamos um crescimento de 15% em nosso faturamento. Isso é um resultado fantástico.


Já quando comparamos a Araujo com o nosso setor, os dados do IQVIA de junho de 2025 mostram que estamos à frente. No primeiro semestre, registramos alta de 15%, superando o crescimento do mercado farmacêutico, que foi de 10%. As redes associadas da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) cresceram 13%. Além disso, as lojas Araujo vendem 38% a mais que as lojas da rede Abrafarma e tem um faturamento médio 25% maior.


Quais planos traçados para 2025 já se concretizaram?


Nosso planejamento continua consistente e avançando! Estamos comprometidos em melhorar cada vez mais nossa eficiência operacional, além de seguirmos focados no nosso plano de expansão e no fortalecimento da presença em Minas Gerais. Sempre cuidando das nossas pessoas e valorizando a relação com os nossos parceiros, afinal sabemos que esse é o caminho para crescermos juntos.


A Araujo tem mostrado uma atuação mais disruptiva com o modelo de drugstore e, recentemente, começou a atuar na manipulação de medicamentos para pet. Poderia contar um pouco sobre essa iniciativa e como ela se integra à estratégia da empresa?


A inovação faz parte do DNA da Araujo. Fomos a primeira drogaria de Belo Horizonte a oferecer o plantão 24 horas (1933), a primeira a oferecer o serviço de telemarketing do Brasil, a primeira drogaria Drive-Thru (1990) e a primeira a implantar o modelo drugstore. Também nos orgulhamos de ter sido os primeiros a implementar um canal oficial de WhatsApp Farma no país.


Hoje, nosso laboratório de manipulação é um dos maiores do Brasil. Produzimos diariamente milhares de cápsulas, sachês solúveis, cremes hidratantes e terapêuticos, géis, shampoos e fórmulas homeopáticas.


Temos uma grande variedade de medicamentos manipulados, atendendo prescrições médicas, odontológicas, nutricionais e até veterinárias. E pensando no público infantil, oferecemos opções diferenciados, como gomas, chocolates e pirulitos, tornando o tratamento mais acessível e divertido.


Tudo isso seguindo um cuidado minucioso em todas as etapas do processo, garantindo um serviço de alta qualidade e confiabilidade, com rigorosos critérios na seleção de insumos utilizados, o que garante o nosso padrão de qualidade.


Falando em experiência no ponto de venda, e considerando os conceitos de omnicanalidade, como tem sido o trabalho da rede nesse sentido?


Nossa prioridade é estar onde o cliente precisa e como ele precisa. Por isso, contamos com mais de 360 lojas espalhadas estrategicamente por 65 cidades de Minas Gerais. E se fisicamente estamos em Minas, digitalmente atendemos a clientes de todo o país através de nossos canais digitais: site, aplicativo, WhatsApp e Drogatel. Oferecendo a eles a conveniência de receber em casa ou retirar em uma de nossas lojas, através do nosso serviço de clique e retire.


Recentemente, também lançamos o APP Day, uma data especial com ofertas exclusivas no nosso aplicativo, todo dia 10 de cada mês. Isso é mais uma iniciativa pensada para potencializar a experiência digital dos nossos clientes e oferecer benefícios únicos para os usuários do app


Como está a atuação da Araujo no digital? Quanto o digital representa no faturamento?


Nossos canais digitais vêm crescendo ano após ano, e agora em 2025 já atingiu o marco de 20% de participação do nosso faturamento.


A prestação de serviços farmacêuticos representa hoje uma oportunidade para as farmácias. Que serviços são oferecidos atualmente? Como está essa estratégia, quais são os investimentos e as metas a serem alcançadas?


A Araujo já se consolidou como uma referência no atendimento primário à saúde. Durante a pandemia, fomos responsáveis por 60% dos exames rápidos realizados em farmácia em Minas Gerais.


Estamos aqui, prontos para oferecer todo o cuidado que nossos clientes precisam, desde a prevenção de doenças, com as vacinas que estão disponíveis para todas as idades, até a detecção de doenças, com nossa ampla variedade de exames rápidos. Também temos os programas de saúde que apoiam e contribuem para o tratamento de muitos clientes.


Se olharmos para a comparação entre o primeiro semestre de 2024 e 2025, nossos serviços farmacêuticos cresceram 25%. Isso é um reflexo do nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos mineiros.


Quais são os planos da Araujo para 2026?


Em 2026, com muita alegria, vamos celebrar 120 anos de uma trajetória marcada não apenas pelo sucesso, mas também por trabalho sério, compromisso e dedicação. Será um ano muito especial para todos nós! Vamos continuar crescendo de forma sustentável, ampliando nossa presença em Minas Gerais e fortalecendo nossos canais digitais. Além disso, seguiremos aprimorando nossos serviços de saúde, garantindo que nossos clientes tenham, aqui, na Araujo, acesso prático e seguro a vacinas, exames rápidos e programas de saúde.


Estamos sempre focados em melhorar a cada dia, nossa missão de encantar e satisfazer as necessidades dos nossos clientes.


Para finalizar, na sua visão, quais são as principais tendências para o setor de farmácias no País?


É como eu sempre digo: varejo é detalhe! É sobre resolver o problema do cliente, seja com um produto, um serviço, ou estando onde ele precisa de você. Penso que as tendências estão se alinhando à evolução das necessidades dos clientes, que a cada dia têm menos tempo. Então como você pode facilitar a vida dele? A resposta está aí.


Estamos vivendo um momento em que a tecnologia e a personalização andam de mãos dadas, permitindo uma experiência cada mais próxima e única. A digitalização é um caminho sem volta e as farmácias precisam integrar o atendimento presencial e o virtual, oferecendo a conveniência que o cliente deseja.


Mas tudo isso sem esquecer que as farmácias são um espaço de cuidado, de acolhimento e devem assumir essa posição, apoiando a população na prevenção, cuidado e detecção de doenças, sempre com foco na humanização do atendimento. Afinal, tudo se resume a construir relações de confiança e empatia, onde a farmácia se torna um verdadeiro parceiro na jornada de cuidado e bem-estar.


Por: Denise Turco

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