Braço brasileiro da varejista francesa Carrefour teve alta de 8,1% nas vendas no 2º trimestre, para R$ 28,047 bilhões
O Carrefour Brasil registrou lucro líquido ajustado de R$ 151 milhões no segundo trimestre, acima dos R$ 29 milhões apurados no mesmo período do ano passado. O resultado teve impulso do crescimento das vendas, ao mesmo tempo em que a rede elevou sua projeção de abertura de lojas para o ano.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado subiu 20,2% ano a ano, para R$ 1,609 bilhão, enquanto a receita operacional líquida avançou 7,8% na mesma comparação, a R$ 29,619 bilhões.
Sem ajustes, o lucro líquido a controladores somou R$ 330 milhões, contra prejuízo de R$ 249 milhões no mesmo período do ano anterior, enquanto o Ebitda subiu 52,4%, a R$ 1,810 bilhão, conforme balanço da varejista de alimentos.
Analistas, em média, esperavam lucro líquido de R$ 197,41 milhões, Ebitda de R$ 1,556 bilhão e receita de R$ 28,297 bilhões, segundo dados da LSEG.
Em paralelo, o grupo anunciou que elevou sua projeção de abertura de lojas para 2024, prevendo abrir 20 lojas do Atacadão, versus entre 10 e 12 anteriormente. A previsão para abertura de lojas Sam’s Club permaneceu em 7 a 9.
“Acho que é um trimestre bem positivo”, afirmou o presidente executivo da companhia, Stéphane Maquaire, a jornalistas nesta segunda-feira (22). “Voltamos a crescer em vendas totais e mesmas lojas, em todos os nossos negócios, acertamos nosso parque de lojas, ‘limpamos a casa’.”
Nos meses de abril a junho deste ano, o grupo teve 19 aberturas, incluindo lojas da rede Atacadão, Sam’s Club, lojas de conveniência e postos de combustível, e 166 fechamentos, encerrando o período com 1.041 lojas em operação.
“(Mas) ainda há passos para melhorar esse lucro líquido nos próximos trimestres”, acrescentou o executivo.
A companhia, braço brasileiro da varejista francesa Carrefour, disse que as vendas líquidas cresceram 8,1%, para R$ 28,047 bilhões em base anual.
Já as vendas consolidadas no conceito mesmas lojas, excluindo combustível e sem efeito calendário, subiram 6% na mesma comparação, ante um recuo ano a ano de 3,3% no segundo trimestre do ano passado.
O Atacadão, um dos principais negócios do Carrefour Brasil e que responde por mais de 70% das vendas do grupo, teve alta de 13,7% nas vendas no período em relação ao ano imediatamente anterior, para R$ 20,515 bilhões, com margem Ebitda ajustada 0,4 ponto percentual mais alta, de 6,1%.
Por: Reuters