top of page
Buscar

Do atacarejo às lojas de bairro: entenda por que o número de vagas de emprego em mercados aumentou em Campinas

  • Portal G1
  • 13 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2024


Total de oportunidades oferecidas em 2024 chega perto da soma dos últimos cinco anos. Foram 1,8 mil até junho e explicação pode estar no desenvolvimento econômico da metrópole.


O número de vagas de emprego oferecidas pelos mercados de Campinas (SP) cresceu em 2024, segundo dados do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT). Até esta quarta-feira (12), eram 1.861 postos para trabalhar em empresas do setor na metrópole.


O índice chega perto da soma dos últimos cinco anos. Ainda segundo o levantamento, o total até menos da metade do ano é oito vezes maior do que todo 2019, antes da pandemia da Covid-19, e 78% superior na comparação com 2023.


Para o economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Felipe Queiroz, a explicação para esse cenário está no desenvolvimento econômico, que levou à expansão do setor e atingiu diferentes nichos, dos atacarejos às lojas de bairro.


“Isso mostra que as diferentes classes e grupos sociais voltaram a crescer, expandir seu consumo. Por outro lado, o setor está atento às dinâmicas regionais. Tudo isso contribui para que a região tenha um desempenho bastante favorável e acima da média nacional”.


Vagas de emprego oferecidas por supermercados


Dado leva em consideração oportunidades de trabalho divulgadas por meio do CPAT, em Campinas.


Apenas nesta quinta-feira (13) são oferecidas 400 vagas para em mercados. Os interessados podem se candidatar participando do Feirão de Emprego que é realizado até 16h na Faculdade Anhanguera, no Jardim Morumbi. Segundo a administração municipal, a maior parte das funções é para operador de caixa, atendente e empacotador.


Com otimismo, Queiroz analisa que a oferta de postos de trabalho em mercados devem continuar aumentando, especialmente entre jovens, mas sem deixar de atentar o público da terceira idade. “Nossa expectativa é de crescimento dos diferentes canais, desde o atacarejo até lojas de vizinhança”, destaca.


“Uma abertura grande de postos de trabalho, especialmente a jovens. O setor tem adotado algumas ações para atender e ampliar a participação da classe sênior, de 60 anos ou mais”, completa.


Conquista de uma vaga


A Dinah Vieira dos Santos Nunes visitou o feirão pela manhã à procura de uma vaga como balconista em mercado. "Levantie cedo e corri para cá. Eu tive comércio atendendo ao público, recepcionando pessoas. Creio que eu tenho essa vasta experiência nisso", comentou.


Ela participou do processo seletivo e foi aprovada. "Conversei com a moça ali, ela deixou tudo agendado para eu comparecer amanhã na unidade, fazermais uma conversa lá. Dependendo, ela falou que já fecha a contratação com a gente. Amanhã, 8h30, estarei lá".


Por Jornal da EPTV 1ª Edição

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page