Dono de clube brasileiro tem rede famosa com 395 lojas e mais de 44 mil funcionários
- Correio do Estado
- há 2 dias
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Embora tenha ganhado forças no cenário nacional após adquirir as ações do Cruzeiro, Pedro Lourenço é um dos empresários mais respeitados do ramo alimentício. Natural de Paineiras (MG), o acionista majoritário do clube mineiro fundou a Rede Supermercados BH, principal nome de Minas Gerais e sucesso em outras regiões do país.
Atuando com atacado e varejo em diversas cidades mineiras e no Espírito Santo, a marca de Pedrinho é conhecida por sua forte expansão e aquisições (como lojas Bretas) e por ser um grande player do setor em Minas Gerais. Além da presença regional constante, evidencia o crescimento dinâmico ao faturar bilhões de reais anualmente.
Para uma melhor compreensão do império montado por Pedro Lourenço, atualmente a rede de supermercados conta com 395 lojas ativas, sendo 351 unidades em 128 municípios de Minas Gerais e 41 lojas em 11 cidades do Espírito Santo. Diante da vasta ascensão territorial, o empreendimento é responsável por gerar mais de 44 mil empregos diretos.
Investimento traz reconhecimento nacional
Como resultado dos investimentos em produtos de qualidade durante os últimos meses, a Rede Supermercados BH foi eleita a quarta que mais lucrou na temporada 2024, ficando atrás apenas do Carrefour, Assaí Atacadista e Mateus Supermercados. No mais, confira o top 10 dos maiores vencimentos do Brasil:
Carrefour (SP): R$ 120,59 bilhões;
Assaí Atacadista (SP): R$ 80,57 bilhões;
Mateus Supermercados (MA): R$ 36,38 bilhões;
Supermercados BH (MG): R$ 21,28 bilhões;
GPA (SP): R$ 20,05 bilhões;
Irmãos Muffato (PR): R$ 17,43 bilhões;
Grupo Pereira (SP): R$ 15,33 bilhões;
Mart Minas (MG): R$ 11,43 bilhões;
Cencosud Brasil (SP): R$ 11,23 bilhões;
Koch Hipermercados (SC): R$ 10,34 bilhões.
Compra de clube brasileiro
Torcedor declarado do Cabuloso, Pedrinho encurtou diálogos com Ronaldo Fenômeno, outrora acionista da SAF do Cruzeiro, para adquirir 90% das ações. Na ocasião, o ex-jogador da Seleção Brasileira passou o controle do clube-empresa por R$ 600 milhões. Agora, como dirigente, o empresário colhe os frutos de ter colaborado para que o time conquistasse vaga na próxima Libertadores da América.
“O que eu tenho para dizer é que o dono do Cruzeiro é o nosso torcedor. Os donos são os nossos torcedores. O torcedor vai ser ouvido. Podem ter certeza do carinho que tenho pela torcida e pelo amor ao Cruzeiro. Eu sou Cruzeiro. Não estou comprando um negócio. É uma paixão. Vamos tratar disso com paixão e razão. Sempre voltado para o lado da torcida”, afirmou o empresário ao comprar o clube.
Por: Iara Alencar

