top of page
Panorama Farmacêutico

Expansão da Nissei em São Paulo chega à Avenida Paulista


Nova unidade conta com 300 metros quadrados de área e um sortimento de mais de 15 mil itens


O plano de expansão da Nissei em São Paulo ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira, dia 21. A rede inaugurou mais uma loja na capital. Desta vez, em um dos trechos mais icônicos da cidade, na Avenida Paulista, mais precisamente no Conjunto Nacional. A nova unidade conta com 300 metros quadrados de área e um sortimento de mais de 15 mil itens. No ano que vem, a área do mezanino será totalmente dedicada a produtos de dermocosméticos e perfumaria fina, com experimentação de produtos.


Com a abertura, a varejista de origem paranaense chega a 109 PDVs no Estado de São Paulo e 13 lojas na cidade. No ano passado, a rede promoveu 42 inaugurações. Na capital paulista, as Farmácias Nissei contam com lojas em endereços bem movimentados, entre os quais as avenidas Domingos de Morais, a poucos metros da estação Ana Rosa do Metrô; e dos Jequitibás, ao lado do Terminal Rodoviário do Jabaquara.


O rápido avanço em território paulista teve como motor a aquisição de 39 lojas da Poupafarma, rede baseada da Baixada Santista e com unidades também na capital paulista e no Vale do Paraíba. Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as Farmácias Nissei são a sétima maior do país em faturamento (dados de 2023). A rede conta atualmente com 447 lojas nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal distribuídas em mais de 120 munícipios distintos.


A meta é fechar o ano com 470 unidades, com previsão de abertura de mais 24 PDVs, grande parte em Goiás, São Bernardo do Campo (SP), Baixada Santista (SP) e no bairro paulistano da Lapa. “Este movimento de expansão é parte da iniciativa de fortalecer nossa presença em São Paulo ao longo deste ano. As novas lojas refletem os valores fundamentais da Nissei: ser um centro de saúde completo, oferecendo uma variedade de produtos que vão além dos medicamentos, incluindo itens de mercearia, perfumaria, higiene e beleza”, ressalta o CEO Alexandre Maeoka.


Expansão da Nissei mira o Centro-Oeste


Em outro flanco, a rede adquiriu em agosto passado 32 lojas da Drogaria Santa Marta, que estava em recuperação judicial desde 2011. A aquisição permitiu à Nissei fincar a sua bandeira na região Centro-Oeste, especialmente em mercados de alta renda, como Brasília e Goiânia. “Grande parte das farmácias já estão com o layout da Nissei e prontas para abrir, aguardando apenas a autorização da Vigilância Sanitária. O objetivo é colocar todas as unidades adquiridas em funcionamento até o fim do ano”, afirma Sergio Maeoka, fundador da rede.


Segundo o executivo, até março de 2025 será inaugurado o centro de distribuição de Cajamar (SP), para atender os mais de 150 PDVs de São Paulo e Goiás, além das operações da Merco Medicamentos Especiais, empresa do segmento de specialty care pertencente ao Grupo.


A Nissei mantém a liderança de mercado no Paraná, finalizando o terceiro trimestre de 2024 com 16,56% de presença no Estado. Além disso, segue em crescimento em São Paulo e Santa Catarina, apresentando um market share de 4,80% e 4,50%, respectivamente.


Outro destaque da varejista foi a aquisição da MEDME, plataforma que oferece soluções corporativas e individuais de saúde e bem-estar, com descontos, campanhas, ferramentas e suporte, no qual contribuirá para aceleração de venda em todos os canais.


Pioneira no conceito de drugstore


A Nissei foi pioneira no modelo de drugstore no Paraná, inspirado nas tradicionais drogarias dos Estados Unidos. Mais do que oferecer uma linha completa de medicamentos, as lojas dispõem de um amplo portfólio de higiene, beleza, perfumaria e mercearia, com produtos como chocolates, pães, bebidas diversas e petiscos. São mais de 18 mil itens disponíveis nas farmácias.


A rede também possui seis marcas próprias, que somam mais de 100 produtos. A Aishy é dedicada aos cuidados com a pele, com cremes hidratantes, sabonetes em barra e líquido e lenços demaquilantes. A Fresha, por sua vez, é voltada à higiene íntima, enquanto a Cuidmais oferece produtos para mães e bebês, como absorventes para seios, algodão, curativos, hastes flexíveis, lenços demaquilantes, lenços íntimos e toalhas umedecidas. Os snacks ficam por conta da Goood+, com biscoitos e salgadinhos no portfólio. Já a Uni Buni Tê tem acessórios de beleza, cutelaria e banho, e a VIDUP possui polivitamínicos e suplementos.


Na parte de serviços farmacêuticos, a rede foi pioneira na implantação em 2018 de testes rápidos nas farmácias brasileiras. Hoje, por meio do Farmaclin, há orientações e acompanhamentos em diversas áreas da saúde para o cliente da rede, como calendário de vacinas, exames preventivos, acompanhamento e controle de doenças.


FARMÁCIAS NISSEI

Fundação: 1986

Faturamento: R$ 2,71 bilhões (balanço de 2023)

Número de lojas: 447, sendo 310 no Paraná, 109 em São Paulo, 17 em Santa Catarina, 11 Goiás

Market share: 16,56% no Paraná, 4,80%* em São Paulo e 4,50%* em Santa Catarina

(* participação considerando as cidades onde atua)

Estrutura: um CD de 17 mil m² em Colombo, com capacidade para armazenar 18 mil SKUs; e um laboratório de manipulação em Curitiba.


Por: Ana Claudia Nagao

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page