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Grupo Total cresce 18% e projeta 100 novas lojas em 2025

  • Guia da Farmácia
  • há 6 dias
  • 4 min de leitura

Fundado em 1996, o Grupo Total, de farmácias associativistas, integra as redes Drogaria Total e Drogaria Total Popular, somando 668 lojas presentes em mais de 300 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.


Em entrevista ao Guia da Farmácia, o presidente da Rede Drogaria Total, Júlio César Martins afirma que, em 2024, o grupo registrou crescimento de 18%. “Investimos no básico bem-feito, com um olhar focado na gestão administrativa das lojas”, disse o executivo.


“Entendemos que o fator crítico para o sucesso é a disponibilidade de estoque nas lojas, ou seja, o produto que transaciona naquele mercado específico. Entendemos que cada loja tem a sua curva de compra”, acrescenta.


Outro pilar tem sido o uso de tecnologia para gestão de preços e fidelização. “Investimos em ferramentas como o Total Price, que trata da precificação, fidelidade e CRM das nossas lojas. Assim, nos tornamos mais competitivos, melhorando o nosso resultado operacional e aumentando o faturamento médio dos pontos de venda (PDVs)”, sinaliza.


Metas ambiciosas


O Grupo Total projeta novas lojas para 2025. “Temos uma meta de 100 novas lojas este ano, incluindo unidades que começam do zero ou PDVs em transformação que vêm de outros agrupamentos ou independentes”, revela.


Aliás, em 2025, o Grupo Total mira um novo patamar no varejo farmacêutico. “Nosso foco é estar, nos próximos cinco anos, entre as dez maiores redes do varejo farmacêutico do Brasil, visto que, no estado de São Paulo, já somos o maior player do mercado em penetração, capilaridade e volume”, projeta Martins.


Em 2026, o Grupo Total celebrará 30 anos de fundação e, para a data, prepara investimentos robustos em digitalização e inteligência artificial. “Estamos investindo em um aplicativo de vendas para o consumidor final (em parceria com a Febrafar), para que as nossas lojas acessem o consumidor digital.”


A ferramenta citada por Martins é a Bússola, que consegue aferir quais produtos são transacionados em determinada cidade ou região específica. O acompanhamento é feito com base em Indicadores de Performance (OKRs) e reuniões estratégicas. “Criamos estratégias locais em conjunto para prosperar no mercado local.”


Outra novidade é o agente de IA “Sr. Jajá”, em homenagem a um dos fundadores da rede. “Este agente irá apoiar o lojista na tomada de decisão empresarial e apoiar os atendentes de loja na jornada do cliente final, priorizando a saúde e o respeito ao consumidor”, sinaliza o executivo.


Transformação da experiência de compras


A experiência do cliente é outro foco de inovação. Para tanto, o Grupo investe no treinamento dos atendentes (perfumistas, balconistas, farmacêuticos, gerentes e empresários) nas funções específicas. Também há suporte da plataforma Remedin e da Academia Uni Total, que oferecem cursos e reciclagens constantes.


“A IA generativa também irá apoiar as nossas lojas a terem um atendimento mais consultivo aos nossos clientes, melhorando a jornada, conciliando informação e prestação de serviço nas lojas, principalmente para pacientes com doenças crônicas.”


Segundo Martins, o objetivo é posicionar a farmácia como um hub de saúde, integrando serviços farmacêuticos, bem-estar e conveniência.


Serviços clínicos


Entre os investimentos do Grupo Total está a implantação de serviços farmacêuticos clínicos nas lojas associadas.


“Criamos, recentemente, um departamento regulatório junto com um parceiro chamado Consult, que vai além de implantar serviços farmacêuticos: busca adequar as nossas lojas com um planograma apropriado para a implantação desses serviços, além de homologar parceiros de testes regulamentados para aplicação no varejo farmacêutico”, explica.


Nesse sentido, as novas unidades do Grupo já nascem com esse propósito. “Criamos um Procedimento Operacional Padrão (POP) para lojas maduras em funcionamento, e as novas unidades já nascem com propostas voltadas a essa área”, conta o executivo.


Atendimento digital


Para garantir uma boa experiência do cliente no campo digital, o grupo aposta em soluções omnichannel. “O nosso aplicativo irá atender o consumidor de forma digital, com a opção de delivery ou ‘retire aqui’. Outra iniciativa, em parceria com uma empresa de bot, traz a venda pelo WhatsApp, integrando compras e métodos de pagamento dentro da plataforma.”


Segundo o executivo, o modelo permite que as lojas físicas fiquem disponíveis ao cliente digital 24 horas por dia. “Algumas das nossas lojas já estão integradas a aplicativos tradicionalmente desenvolvidos para delivery de refeições.”


Crescimento da marca própria Be Me


A Be Me, empresa de marca própria e convênios do grupo já está consolidada no Grupo Total. Hoje, a marca é composta por produtos como cosméticos, higiene, perfumaria e suplementação.


Segundo Martins, os produtos apresentam alta taxa de recompra e margens superiores, fortalecendo a rentabilidade das lojas.


“O consumidor compra produtos de alta qualidade da Be Me em nossas lojas, com preços mais acessíveis, e as lojas têm uma opção de marca própria com margem mais adequada ao negócio”.


Estratégia nos convênios


O convênio também é um diferencial competitivo. “Hoje, no estado de São Paulo, temos mais de 3 mil empresas homologadas no nosso sistema, permitindo que seus funcionários comprem em qualquer unidade da Drogaria Total ou Total Popular espalhada pelo estado.”


De acordo com Martins, o tíquete médio dos usuários do convênio é quase três vezes maior que o dos clientes de loja, alcançando R$ 150 por compra.


Por: Kathlen Ramos

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