IA da Panvel é a primeira a acompanhar toda a jornada de compra
- Panorama Farmacêutico
- 20 de out.
- 1 min de leitura
Ferramenta usa machine learning para adaptar respostas e acompanhar o perfil do cliente
A Sofia, IA da Panvel, tornou-se o primeiro sistema generativo do varejo farmacêutico no Brasil a acompanhar clientes em todas as etapas de uma compra por WhatsApp.
Desenvolvida internamente pelas equipes de digital, dados e tecnologia, a inteligência artificial utiliza modelos de linguagem generativa integrados à base de dados da Panvel, garantindo segurança, autonomia e aderência total à estratégia digital da companhia.
Com base em uma arquitetura de dados e aprendizado contínuo, a assistente compreende o contexto de cada conversa e adapta respostas e recomendações conforme o perfil de cada cliente.
Atualmente, a Sofia é responsável por 68% dos atendimentos do SAC e realiza mais de 3 mil interações diárias. Nos casos que envolvem medicamentos com prescrição, o atendimento é automaticamente direcionado a um profissional humano, em conformidade com as normas da Anvisa.
“A Sofia representa a evolução natural da nossa estratégia digital. Ela nasceu para apoiar, aprendeu ouvindo nossos clientes e hoje é capaz de responder, orientar e acompanhar toda a jornada de forma empática, cuidadosa e eficiente. É um exemplo de como a tecnologia, quando guiada por propósito, aproxima em vez de afastar, tornando o digital mais humano”, afirma Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.
IA da Panvel expande seu repertório de atendimento
A Sofia também auxilia as equipes das lojas. Para facilitar a rotina dos vendedores nos PDVs, consulta estoques em unidades próximas e, com apoio de ferramentas como ChatGPT, Mistral e Claude, decifra letras e orientações médicas em receitas.
Por: Gabriel Noronha

