No Brasil, 71% das consumidoras preferem adquirir produtos de beleza e cosméticos em lojas físicas, ao invés de plataformas online
Apesar da crescente presença do comércio eletrônico no Brasil, o varejo de cosméticos ainda é amplamente dominado pelas lojas físicas. Uma pesquisa recente, divulgada durante a Beauty Fair, evento realizado em São Paulo, mostrou que 71% das consumidoras brasileiras preferem adquirir produtos de beleza e cosméticos em lojas físicas, ao invés de plataformas online.
Preferências de consumo e comportamento em perfumarias
O estudo, realizado com 1.930 consumidoras em março de 2024, com apoio do Radar Pesquisas, revelou que 85% das brasileiras acreditam que a experiência de compra em perfumarias é superior à encontrada em farmácias ou supermercados. Além disso, 83% das entrevistadas admitiram que compram mais do que o planejado ao visitar uma perfumaria, sendo as principais motivações: promoções (82%), lembrança de outros produtos (61%), lançamentos (50%) e a influência de atendentes (35%).
A pesquisa também apontou que 79% das consumidoras sempre buscam orientações com as atendentes sobre novos produtos, o que demonstra a importância do atendimento personalizado no setor de beleza. Em termos de frequência, 9 em cada 10 consumidoras visitaram uma perfumaria nos últimos seis meses, sendo que 60% compraram ao menos uma vez por mês e permaneceram, em média, 37 minutos dentro da loja.
Entre os produtos mais vendidos em perfumarias estão itens para unhas, maquiagens, acessórios e produtos para tratamento e coloração de cabelo. Já xampus e condicionadores lideram as vendas nos supermercados, enquanto hidratantes e protetores solares são os itens mais procurados em farmácias.
Este levantamento evidencia que, embora o e-commerce continue crescendo, o contato direto com os produtos e o atendimento personalizado ainda são fatores cruciais para as consumidoras brasileiras no segmento de cosméticos.
Por: Angela Mathias
Comments