top of page
Buscar

Luiza Trajano: “a loja física não vai acabar”

  • Baguete Diário
  • 14 de abr.
  • 3 min de leitura

Magalu tem 1.250 lojas em 20 estados brasileiros, mas vem apostando no digital há uma década.


Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, disse acreditar em um futuro com lojas físicas durante o South Summit Brazil 2025, evento de empreendedorismo e inovação que reuniu 23 mil pessoas em Porto Alegre na última semana.


“Eu acho que a maior preocupação de todo varejista é saber qual o destino da loja física. O Magazine Luiza começou físico e nós temos concorrentes imensos, como a Amazon, que começou digital e também montou muitas lojas físicas. A gente sempre acreditou na loja física”, destacou Trajano.


A empresária contou que vai anualmente a Nova Iorque participar da NRF Retail's Big Show, considerada a maior feira mundial do setor varejista, que normalmente acontece em janeiro.


“É a única feira que fala de varejo em geral e, no ano passado, eu senti as lojas físicas muito, muito para baixo. Neste ano, eu vi uma transformação total. O que eu vi muito lá foram lojas que estavam com cordata e agora estão cheias de gente, só que elas mudaram o mix, mudaram a experiência”, contou Trajano.


A executiva acredita que “ a loja física vai continuar, só que ela vai ser experiência. A experiência mistura a tecnologia, só que vende junto, experiência precisa vender. Então a loja física não vai acabar”.


O fato da Magalu acreditar no potencial das lojas físicas (hoje são 1.250 lojas em 20 estados brasileiros) não significa que a varejista deixou o digital de lado. Pelo contrário: a companhia vem apostando em uma estratégia de digitalização há mais de uma década.


Neste período, a rede fez 21 aquisições, indo desde varejistas de e-commerce, como Netshoes e KaBuM!, até startups de tecnologia, como a Stoq, e empresas de logística, que hoje formam a Magalog.


Hoje, o app da companhia é acessado por mais de 50 milhões de usuários ativos mensais.


O valor de mercado da Magalu, no entanto, caiu de R$ 177,5 bilhões na bolsa em 2020, o pico de entusiasmo dos investidores com a estratégia digital, para algo como R$ 6 bilhões hoje.


Em uma reportagem recente do site Investnews, analistas disseram que pesou na conta o custo logístico alto de uma operação digital, o aumento da competição e a dificuldade em integrar as empresas que foram compradas.


Ao mesmo tempo, concorrentes nativas digitais como Mercado Livre e Amazon não têm o peso das lojas físicas e aumentaram muito os investimentos no Brasil, com ações focadas em marketing e logística.


Vanessa Rossini, diretora de relação com investidores do Magalu, disse à reportagem que o momento é de organizar todas as unidades de negócio depois das aquisições em série.


No South Summit Brazil, a empresa deu destaque para a Lu, sua influenciadora virtual, e para as frentes de marketplace (que hoje conta com 360 mil sellers) e Magalu Cloud, serviço de nuvem lançado pela companhia em abril do ano passado.


O South Summit foi criado em Madrid, em 2012, e escolheu o Brasil como a sua casa fora da Espanha. A primeira edição aconteceu em Porto Alegre em maio de 2022. Com o sucesso, vieram as sequências em 2023, 2024 e 2025.


Na edição 2025, a conferência registrou números bem parecidos com os do ano passado: um público de 23 mil pessoas de 62 países, 3 mil startups, 800 speakers, 140 fundos de investimento e cerca de 900 investidores, com valor total de fundos sob gestão de US$ 215 bilhões.


Por: Luana Rosales

Posts recentes

Ver tudo
Indianópolis recebe nova loja da Giuliana Flores

Bairro de São Paulo marca abertura da 18ª unidade própria da marca A Giuliana Flores abre mais uma loja física. Desta vez, na Alameda dos Jurupis, 1110, Indianópolis. O empreendimento é uma loja compl

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page