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Marca própria no varejo já movimenta R$ 6,3 bilhões

  • Panorama Farmacêutico
  • 6 de set.
  • 3 min de leitura

Estudo revela que 58% dos brasileiros pretendem comprar mais produtos do gênero e farmácias ganham relevância como canais de compra


Os produtos de marca própria no varejo já acumulam faturamento de R$ 6,3 bilhões em 2025, considerando dados até a metade de agosto. O valor representa um crescimento médio de 9,2% e abrange o canal alimentar e as farmácias. O canal farma, inclusive, registrou a terceira maior alta (15,5%), atrás apenas do atacarejo (23,6%) e dos supermercados regionais (20,1%).


As informações são do estudo da NielsenIQ, apresentado durante a terceira edição do PL Connection, ocorrido no fim de agosto em São Paulo (SP) e que reuniu mais de 100 empresas especializadas em soluções, tendências e inovações para o setor.


De acordo com o levantamento, as marcas próprias já representam 27,4% das vendas nas farmácias, contra 16,5% no atacarejo e 56,1% no canal alimentar. As regiões Sul e Sudeste destacam-se na análise geográfica.


Top 10 categorias de marca própria no varejo farmacêutico

(Categoria – Participação)


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América Latina avança em marca própria no varejo


Em 2024, a marca própria no varejo alcançou 22,8% de representatividade global nas vendas, com destaque para a Europa (36,9%), seguida pela América do Norte (18,2%), África e Oriente Médio (11%) e América Latina (3,3%).


Mas apesar de estar na lanterna, a América Latina demonstra fôlego para crescer e foi a segunda região com maior acréscimo nas vendas em valor em 2024, com alta de 11,5%, atrás apenas de África e Oriente Médio (31,2%). O crescimento global no mesmo período foi de 3,7%. “Os dados mostram como o consumidor brasileiro já reconhece o valor e a evolução desse mercado nos últimos anos”, entende Jonathas Rosa, diretor de Customer Success para Varejo da NielsenIQ.


Crescimento das vendas em valor (2024 vs. 2023)


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A Argentina foi o país com maior crescimento em vendas de marca própria no mundo, com alta de 241% impulsionada pela inflação. “Apesar da baixa participação, o Brasil apresentou evolução de 0,7% e contribuiu positivamente para o avanço global do setor”, ressalta Rosa.


A percepção dos brasileiros sobre marcas próprias


Quebra de estigma – Pesquisa com consumidores brasileiros revelou que 69% consideram que as marcas próprias são boas alternativas às marcas tradicionais


Maior demanda – 66% dos consumidores afirmaram que comprariam mais produtos se houvesse maior variedade


Proposta de valor – 72% dos brasileiros acreditam que as marcas próprias oferecem boa relação custo-benefício


Além disso, 58% dos consumidores do país declararam que trocariam produtos farmacêuticos por uma alternativa biossimilar mais barata. “Isso evidencia tanto o amadurecimento da percepção do consumidor como o enorme potencial de expansão regional ainda a ser explorado no Brasil”, acrescenta o executivo da NielsenIQ.


Prêmio Excelência em Marca Própria


Durante o PL Connection também ocorreu a entrega do Prêmio Excelência em Marca Própria, que reconhece empresas e indústrias que vêm transformando o setor. “Ao analisarmos os cases vencedores, percebemos como a combinação de inovação, criatividade e propósito tem sido essencial para o desenvolvimento de produtos mais qualificados e para a transformação do mercado”, destaca Fernando Ruas, CEO da Francal, organizadora do evento juntamente com a Amicci.


Foram premiadas marcas em cinco categorias: Marca Própria Mais Querida, Melhor Design de Embalagem, Melhor Case de Inovação, Melhor Case de Sustentabilidade e Marca Própria Revelação. Os vencedores receberam o troféu e o Selo de Excelência válido por um ano, conferindo visibilidade e credibilidade aos projetos que combinam inovação, estratégia e impacto positivo no mercado.


Os vencedores do segmento farma são:

  • Melhor Design de Embalagem – Touca Plooping, desenvolvido pela Sumirê, agência ASU e fabricado pela Zalike

  • Melhor Desenvolvimento de Marca – Collab Panvel & Neugebauer, desenvolvido pelo Grupo Panvel

  • Melhor Inovação em Produto – Glicosímetro Caretech, desenvolvido pela RD Saúde

  • Melhor Case de Sustentabilidade – Lenço Biodegradável, desenvolvido pelo Carrefour, agência Pande e fabricado pela Carmel

  • Indústria Parceira da Marca Própria – Viveo


Por: Ana Claudia Nagao

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