Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil
Dividida entre as classes C, D e E, a base da pirâmide social brasileira representa 76% da população e responde por quase metade do consumo do país. Após enfrentar os impactos da pandemia de covid-19, que acelerou a digitização e transformou comportamentos de consumo, esses brasileiros emergem com novas expectativas e hábitos.
Diante desse cenário, surge uma pergunta crucial: será que as empresas de varejo e bens de consumo estão preparadas para compreender e atender de forma eficaz essa população, que tem novos comportamentos, preferências e expectativas?
Neste estudo, mergulhamos no universo do mercado da maioria, entendendo os hábitos e desejos da população das classes C, D e E no país, com base em uma pesquisa realizada com mais de 2.300 pessoas e em entrevistas em vídeo com lideranças de grandes empresas dos segmentos de varejo e consumo.
O relatório traz também insights valiosos e estratégias para que as empresas se preparem e coloquem ações em prática. Além de apontar os cinco fatores que devem ditar as transformações do setor de varejo e consumo no país, agora e no futuro, apresentamos um roteiro estratégico para varejistas focados no mercado da maioria.