top of page
Buscar

Padarias na grande Porto Alegre focam em produção artesanal

  • Jornal do Comércio
  • 16 de out.
  • 3 min de leitura

Dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão, alimento milenar e base de negócios tradicionais na Capital e Região Metropolitana


Considerado um dos alimentos mais antigos da humanidade, o pão está presente no dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo. Seja na forma do tradicional pão francês - o popular "cacetinho" -, do pão de forma ou das versões mais artesanais, ele atravessa gerações, culturas e fronteiras. Ao longo do tempo, ganhou novos formatos, sabores, métodos de preparo e formas de consumo.


Nesta quinta-feira, 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Pão. Para empreendedores que escolheram esse alimento como base de seus negócios, todo dia é motivo para comemorar. É o caso da Padaria Bassani, fundada em 2009, que se consolidou como uma referência na Zona Sul de Porto Alegre. A prova disso são os 2 mil pães vendidos diariamente pela operação, todos produzidos artesanalmente. Ao longo dos 16 anos de história, a padaria mudou algumas vezes de direção, mas sempre com o sobrenome Bassani no comando. Hoje administrada por Rômulo, sua mãe Andreia e sua irmã Giovana, o negócio segue sendo familiar na gestão, mas já cresceu o suficiente para contar com 20 funcionários.


A Bassani conta com diversos itens em seu cardápio. Bolos, salgados, pastéis, torta fria, crepioca, omelete, e muitas outras opções. Ainda assim, nada disso supera os pães em termos de venda. “Hoje em dia, são poucas padarias que produzem seu próprio pão. Muitas já compram congelado, por ser mais fácil e mais barato de produzir. Nós fazemos tudo aqui, com um padeiro profissional”, destaca Rômulo.


A produção caseira dos pães envolve muitas etapas, como a fermentação, que varia de acordo com a temperatura do dia. “Quando está mais quente, o processo de fermentação é mais rápido. Mas em dias mais frios, temos que adicionar um pouco mais de fermento”, detalha Rômulo, que precisou assumir o posto de padeiro há alguns meses, quando o antigo profissional saiu da operação. “A gente acaba estando sempre com a mão na massa, mas agora conseguimos um novo padeiro, que me livrou um pouco” brinca.


Além do clássico cacetinho, a Bassani trabalha diversos tipos de pães, todos artesanais. São eles: cacetinho integral, cervejinha, pão sovado, massinha doce, massinha com creme, pão de forma, pão australiano, pão italiano, pão de nozes e pão coalho.


A história da Bassani


Mesmo com a unidade da Bassani lançada em 2009, a história da padaria começa antes. “Meu avô veio de Lajeado e começou a fazer negócios com mercadinhos. Ele comprava, estruturava e vendia. Então, a família sempre teve essa vocação para esse tipo de negócio”, conta Rômulo.


Rômulo trabalhou com seu pai no Mercado Bassani, que hoje já tem mais de 30 anos. Mas os choques por conta das diferentes ideias o afastou do negócio. “Eu queria modernizar o mercado, mas o pai já fazia aquilo há anos e acabou desgastando”, recorda. “Eu saí, fui tentar a vida em Portugal, porque tive uma oportunidade. Nas primeiras semanas, estava dando tudo errado, e aí eu recebi uma foto da minha esposa, do teste de gravidez. Era o que eu precisava para voltar”, complementa.


Ao retornar para Porto Alegre, Rômulo começou a vender marmitas fitness, a fim de começar a juntar dinheiro. “Eu seria pai, então precisava me virar, mas voltar para o mercado estava fora de cogitação”, afirma. “Foi aí que surgiu a chance de vir para a Bassani. Minha tia era uma das administradoras e queria vender a parte dela. Falei com a minha mãe e decidi investir. Levei um ano e meio para conseguir pagar, mas precisava aproveitar a oportunidade”, lembra Rômulo, que nunca havia pensado em ser padeiro.


Agora, como sócio da Bassani, Rômulo consegue pôr em prática algumas modernizações que não pôde fazer no mercado do pai. As redes sociais, por exemplo, são um ponto forte da padaria, com quase 10 mil seguidores no Instagram. “É uma forma de publicidade gratuita, então temos que aproveitar isso e ser criativos. Às vezes, um vídeo engraçado vai ter muito mais alcance que a foto de um produto. As pessoas também querem conhecer os bastidores, quem faz parte do negócio”, analisa.


Para o futuro, Rômulo mantém os pés no chão. Mesmo com duas unidades na Zona Sul, comandadas por diferentes núcleos da família, e com 16 anos de história, uma ampliação é um passo muito grande. “Nós precisamos ter uma estrutura mais profissional para querermos ampliar. Querendo ou não, hoje a operação está muito centralizada na família e depende muito da gente. Hoje mesmo, um auxiliar não pôde vir, e eu tive que ir para a cozinha”, exemplifica.


Onde encontrar a Bassani


A Padaria Bassani fica localizada na avenida Wenceslau Escobar, nº 2013, bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre. O horário de funcionamento é das 7h às 20h, de segunda a sábado. Das 11h30min às 14h30min, a Bassani serve almoço, com opções de à la minuta.


Por: GE - Geração Empreendedor

Posts recentes

Ver tudo
Nissei registra alta de 65% no EBITDA no 3º tri

Avanço no indicador foi o maior registrado dentre as companhias do setor A Nissei divulgou, nesta segunda-feira, dia 10, os resultados do terceiro trimestre de 2025. No período, a rede de farmácias re

 
 
Araujo Santhos_IDV_Assinatura_vertical_branco.png

+55 51 3337 2477

Av. Cristóvão Colombo, 3000 Sala 902

Porto Alegre RS  Brasil

CEP 90560-002

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

O conteúdo deste site é de uso exclusivo de Araújo Santhos Investimentos Imobiliários. Desenvolvido por VERDI

bottom of page