Panvel cresce 19,6% em vendas no 2T25
- Guia da Farmácia
- 18 de ago.
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A Panvel anunciou os resultados do segundo trimestre de 2025 (2T25) com avanços expressivos em todos os indicadores operacionais e financeiros:
● Crescimento de vendas do varejo: +19,6% vs 2T24
● Margem bruta do varejo: 30,4% (+0,3 p.p. vs 2T24)
● EBITDA ajustado: R$ 70,1 milhões (+42,9% vs 2T24), margem de 5% (+1 p.p.)
● Lucro líquido ajustado: R$ 28 milhões (+39,5% vs 2T24)
● Fluxo de caixa livre: positivo em R$ 33,8 milhões no trimestre
● Participação digital: vendas digitais compõem 24,4% do varejo (+5,3 p.p. vs 2T24; crescimento de 52,8% no canal)
● Market share região Sul: 12,5% (+0,6 p.p. em relação ao 2T24, com ganhos em todos os estados)
● Produtos Panvel (marca própria): crescimento de 25% nas vendas, chegando a 7,2% das vendas totais do varejo
● 58 lojas inauguradas nos últimos 12 meses
Crescimento consistente
No trimestre, a Panvel confirmou sua trajetória consistente de crescimento. O avanço das vendas foi impulsionado tanto pelo desempenho de lojas maduras (+12,7%), cuja venda média atingiu R$ 785 mil, quanto pelo crescimento nas mesmas lojas (SSS), que registraram alta de 14,4%.
No segundo trimestre de 2025, a categoria de medicamentos apresentou um excelente desempenho com crescimento de 22,2%, sustentado pelo resultado tanto nos medicamentos de marca (+21,6%) quanto nos genéricos (+21,8%), também teve destaque a categoria Higiene e Beleza (H&B), registrando um forte crescimento de 14,0% em relação ao mesmo período de 2024 o que contribuiu para a ampliação do market share da Panvel na Região Sul, que chegou a 12,5%, representando um ganho de 0,6 ponto percentual sobre o ano anterior, com avanços em todos os estados da região.
Rentabilidade
Em termos de rentabilidade, a empresa elevou a margem bruta do varejo para 30,4% e manteve a disciplina de custos. O EBITDA Ajustado atingiu R$ 70,1 milhões, um crescimento de 42,9% e com expansão da margem de 1.0 pp, enquanto o lucro líquido ajustado chegou a R$ 28 milhões (+39,5%).
A geração de caixa também foi destaque, com fluxo de caixa livre de R$33,8 milhões, refletindo melhora na eficiência operacional e na gestão do capital de giro. O Ciclo de Caixa da Companhia no 2T25 totalizou 71 dias, uma melhora de 8 dias na comparação com o mesmo período do ano anterior. A dívida líquida seguiu controlada, com relação dívida líquida/EBITDA em 1,1x, e melhor equilíbrio entre os perfis de curto e longo prazo, com custo inferior ao CDI. O investimento em expansão física foi reforçado, com a abertura de 14 novas lojas no trimestre e um total de 649 unidades em operação até junho de 2025.
Canais digitais
Além disso, os canais digitais da companhia continuam sendo referência no varejo farmacêutico nacional, coroado por recorde de participação do e-commerce e por inovações como o atendimento via WhatsApp com inteligência artificial própria (assistente virtual Sofia). A digitalização segue sendo pilar central, com o share de vendas digitais representando 24,4% do varejo, crescimento de 52,8% na comparação anual.
A marca própria Panvel alcançou um crescimento expressivo, destacando-se pelo aumento da rentabilidade e maior fidelização, além de elevar sua participação no portfólio total da rede para 7,2% e, na categoria de higiene e beleza, chegando a 18%. Esse resultado reforça a liderança da Panvel no segmento de Private Label no varejo farmacêutico, com market share de 35% no Sul.
Serviços
O pilar de Serviços da Panvel registrou avanço significativo, representando 1,4% da Receita Bruta do Varejo, impulsionado principalmente pelo forte desempenho da vacinação. As vacinas responderam por 76,6% da receita total de serviços no período, com crescimento expressivo de 62,0% em relação ao 2T24. Esse desempenho garantiu à companhia um market share de 43,4% em vacinação na Região Sul, consolidando sua liderança no segmento e reforçando o posicionamento da Panvel como referência em saúde preventiva.
O 2T25 marcou, mais uma vez, a continuidade da estratégia de crescimento sustentável e rentável da Panvel, alavancada por inovação, excelência operacional, diversificação do portfólio e foco em experiência do cliente.

