RD Saúde encerra 3T25 com 3.453 farmácias em operação
- Guia da Farmácia
- 6 de nov.
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A RD Saúde, dona das bandeiras Raia e Drogasil, divulgou relatório com resultados referentes ao 3º trimestre de 2025 (3T25), período que encerrou com 3.453 farmácias em operação.
Nos últimos 12 meses, foram inauguradas 329 novas farmácias, dentro do previsto pela companhia, e 15 encerramentos, sendo que 2 ocorreram durante o processo de maturação das lojas, e 13 foram de unidades maduras, com média de 15 anos de operação, resultantes da otimização do portfólio, transferindo vendas para outras farmácias próximas.
De acordo com a empresa, a expansão vem incrementando a diversificação da rede, tanto geograficamente quanto demograficamente. Hoje a RD está presente em 653 cidades do País, 43 a mais do que no 3T24. Dentre as 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, possui farmácias operando ou em processo de inauguração em 314 delas.
O relatório também destaca expansão em São Paulo, o principal mercado da rede, que aumentou de 18% das aberturas, no 3T22, para 30%, no 3T25. “Embora já tenhamos 1,4 mil farmácias no estado, as oportunidades que continuamos identificando e o sólido desempenho das lojas recém-inauguradas evidenciam o potencial que ainda temos para expandir nossa presença de maneira altamente rentável em todo o País. Por fim, 79% das nossas aberturas nos últimos doze meses possuem formato popular ou híbrido, perfis que hoje já representam 62% da rede”, informa o relatório.
A participação de mercado nacional da RD foi de 16,8%, um incremento anual de +0,8 pp com ganhos em todas as regiões. As maiores participações são registradas em São Paulo Centro Oeste.
A companhia encerrou o 3T25 com 51 milhões de clientes ativos que realizaram 429 milhões de compras nos últimos 12 meses e fizeram, em média, 8,4 compras por ano. A avaliação do atendimento feita pelos clientes nas farmácias resultou em um NPS de 91.
“O aumento do Lifetime Value dos nossos clientes, por meio da criação de vínculos relevantes e de maior engajamento, constitui um dos nossos principais vetores de criação de valor”, informa o relatório.
Digital
No 3T25, a RD Saúde atingiu R$ 3,0 bilhões de receita bruta em canais digitais, um crescimento de 62% sobre o ano anterior e uma penetração no varejo de 26,7%.
“O aumento da participação dos medicamentos GLP-1, cujas vendas possuem intensa concentração nos canais digitais, contribuiu de forma relevante para o forte crescimento no trimestre. Além disso, se considerada isoladamente, nossa operação digital representaria a 4ª maior rede de farmácias do país”, de acordo com o relatório.
De acordo com a companhia, a participação dos aplicativos nas vendas digitais aumentou de 75% para 81% no último ano. Outro destaque foram as entregas rápidas em menos de 60 minutos, que já representam 22% da receita digital.
Em conjunto com o Compre & Retire e as entregas por aplicativos de terceiros, a empresa chegou a 97% das vendas entregues ou retiradas em menos de 60 minutos, alavancando a capilaridade da rede, que atende 95% da população de classe A do País dentro de um raio de 1,5 km das farmácias.
No trimestre, registrou 232,5 milhões de acessos aos canais digitais e clientes assíduos digitalizados gastaram 23% mais quando comparados à média dos assíduos. No marketplace ofereceu um sortimento ampliado de 254 mil SKUs em saúde e bem-estar vendidos por 454 sellers.
Hub de saúde
Seguindo com a estratégia de posicionar as lojas como hubs de saúde e fortalecendo os vínculos com a comunidade através de serviços farmacêuticos, a empresa conta com 2,7 mil unidades com salas Mais Saúde e 417 unidades com salas de vacinas.
No 3T25, foram realizados mais de 1,1 milhões de atendimentos farmacêuticos entre EACs (exames de análises clínicas), aplicações de vacinas e outros serviços, registrando um NPS superior à média das farmácias.
Destaques RD Saúde 3T25
Farmácias: 3.453 unidades em operação, com 88 aberturas e 6 encerramentos;
Receita bruta: R$ 12,1 bilhões, +12,7% consolidado e +15,5% varejo, com +4,8 pp de ganho real MSSS;
Market share: 16,8% de participação nacional, aumento de 0,8 pp com ganhos em todas as regiões;
Digital: R$ 3,0 bilhões, crescimento de 62% e penetração no varejo de 26,7%;
EBITDA ajustado: R$ 909 milhões, crescimento de 12,2% e margem estável de 7,5% (7,9% no varejo);
Lucro líquido ajustado*: R$ 402 milhões, crescimento de 19,3% e margem de 3,3% (+0,2 pp);
Fluxo de caixa: Fluxo de caixa livre positivo de R$ 648 milhões, R$ 558 milhões de geração total.

