Rede de cafeterias premium tem meta de abrir 20 lojas este ano; 10 em SP
- Portal UOL
- 18 de abr.
- 2 min de leitura
Com 44 unidades no Sul do país, o Café Cultura iniciou seu plano de expansão para o Sudeste. Já tem 5 unidades no Rio de Janeiro e 4 em São Paulo. A meta é abrir mais 20 unidades este ano, sendo 10 em São Paulo. As demais serão abertas nos estados de Minas, Espírito Santo e Goiás, além do Distrito Federal.
Como o negócio foi criado
O Café Cultura é uma rede de cafeterias focada em cafés especiais. A empresa foi criada em 2004, em Florianópolis (SC), por Luciana Melo, 46, e seu marido, o americano Joshua Stevens, 52.
Os dois se conheceram durante um intercâmbio de Luciana na Califórnia (EUA). De volta ao Brasil, o casal se estabeleceu em Florianópolis. "Eu já viajava muito para Florianópolis no verão. Então, quando nós voltamos da Califórnia, decidimos começar a vida no Brasil em um lugar que eu gostaria de morar. Floripa é a nossa Califórnia brasileira", diz Luciana. Lá, ela começou a trabalhar em uma agência de publicidade na área de planejamento e ingressou em um curso de MBA em marketing.
Compra de cafeteria. Neste meio tempo, Luciana engravidou e, para complementar a renda, ela e o marido decidiram comprar uma cafeteria à venda na Lagoa da Conceição, um bairro turístico da cidade. Foi ali que nasceu o Café Cultura. O investimento inicial não foi informado.
Plano de expansão é abrir 20 lojas
Hoje, a rede tem 53 unidades em operação. São 44 na região Sul, 5 no Rio de Janeiro (sendo 4 na capital e 1 em Niterói) e 4 em São Paulo (2 na capital, nos bairros de Moema e Vila Nova Conceição, e 2 no interior, em Piracicaba e Campinas). Apenas duas são próprias: uma em Florianópolis e a unidade de Vila Nova Conceição, em São Paulo.
Para 2025, a meta é abrir mais 20 franquias. Serão 10 em São Paulo (uma delas será aberta na avenida Paulista em junho) e outras 10 nos estados de: Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, além do Distrito Federal.
"A nossa expansão é feita em espiral. Geograficamente, a gente vai crescendo, 'subindo o mapa'. Agora, o foco maior é São Paulo." - Luciana Melo, CEO do Café Cultura
Uma franquia da marca custa a partir de R$ 330 mil. São três modelos de negócio: Me Leva (área mínima de 40m²), Todo Dia (área mínima de 80m²) e Encontros (área mínima de 120m²).
Por: Claudia Varella

